Olha as gracinhas que estão por aqui!!
Essa menor é a Skipper, irmã da Barbie. Quando a vi pela primeira vez, bateu meu espírito pesquisador e fui logo atrás de descobrir alguma coisa sobre ela e descobri muita, mas muita coisa mesmo, mas vou apenas postar o que acho mais interessante na sua história.
Comprei a minha dollzinha no Mercado Livre. Ela veio com esse 👆 lindo vestido e um par de botas, bem retrô. Não é o traje original. Apesar de bem feito, não a vi com esse look em nenhum outro lugar. Nas fotos que encontrei, acredito que essa minha seja a versão 50 anos da Skipper.
Como gosto de trocar a roupinhas das bonecas, encomendei à Madalena Malaquias, a artesã do Dudalinda Blythe (Aqui), um pequeno enxoval para Skipper e agora ela desfila divinamente as roupinhas lindas dessa marca que tanto gosto.
A Skipper foi o primeiro membro da família da Barbie a ser criado pela Mattel. Barbie já tinha amiga e namorado, mas parente não!! Em 1964, olha só, a pobrezinha da Barbie já enfrentava críticas por sua aparência muito sensual. Os consumidores queriam que ela casasse e tivesse logo uma filha. O que isso te faz pensar ? Não tenho interesse em entrar nessa discussão agora, mas acho isso muito machista e ditatorial, mesmo para a época.
A Mattel nunca quis ver Barbie casada, mas não negou, totalmente, o desejo de seus fãs. Criou, então, a família Roberts, e Skipper, em sua primeira aparição, surge na versões loira, morena e ruiva. Pronto, agora Barbie é uma moça respeitável.
Skipper tem uma aparência delicada e infantil. Mede 23cm, sua cabeça, braços e pernas são de borracha e o corpo de plástico bem duro. Articulação padrão. Cabelos enraizados, fartos e muito macios. Seus olhos são pintados, grandes e azuis, pálpebras num tom marrom, assim como as sobrancelhas. O nariz é pequeno e afilado, sua boca delicada está pintada numa cor que vou chamar de coral pink.
Skipper também sofreu com o moralismo exacerbado da sociedade. Em 1974, na primeira tentativa de fazê-la parecer uma adolescente, mais uma polêmica surgiu, já que, ao levantar os braços da boneca, seus seios estavam um pouco crescidos. Mesmo assim, a boneca foi um sucesso.
A Barbie retrô chegou para fazer companhia para a irmãzinha. Comprei ela no site Doll Collector Aqui. Chegou só de maiô, então pedi ajuda para minha amiga bonequeira Michele, que faz roupinhas lindas para nossas crianças e ela me enviou os lindos trajes que você vê aqui.
Michele costura a mão. Suas produções são lindas e perfeitas. Ela também restaura bonecas. Seu Instagram é esse Aqui.
Aprecie mais poses dessa dupla formosa.
Delicie-se um pouco mais com algumas fotos encontradas na internet que ilustram a história da Skipper, iniciando com a primeiríssima lançada.
Corpo em porcelana em comemoração aos seus 30 anos
50 anos, copiando da roupa do 30° aniversário
Corpo de borracha e plástico
No blog My Barbie Doll (Aqui) você encontra uma infinidade de informações e fotos da Barbie, da Skipper e demais membros da família. Muito legal!!
Abraço fraterno.
Oi, Érika!
ResponderExcluirPara variar, mais uma excelente postagem! Nunca tive uma Skipper, uma Kelly ou qualquer outro membro da família da Barbie, embora, durante a infância, costumasse admirar as fotos dessas bonecas que via no álbum de figurinhas BARBIE STYLE, de 1995, que possuo até hoje. A propósito, acho que, qualquer dia desses, vou fazer um post a respeito desse e de outros livros ilustrados em minha página.
Abraços,
Karen
http://tudoquemecomove.blogspot.com/
Ah, Karen, vindo de você esse elogia fico super feliz! Muito obrigada, querida.
ExcluirInfelizmente, na infância não tive nenhum contato com as Barbies, só conhecia as Susis, nesse estilo. Já minha filha caçula teve muitas e a irmã doou sem permissão. Imagina a confusão que deu!!
Faz sim esse post, quero ver teus livros.
Abraço grande.
¡Hola Erika! Son preciosas ambas, ¡me alegra que las hayas añadido a tu colección! Además, les sienta increíble toda esa ropa de Michele y Madalena. Las fotos han quedado estupendas.
ResponderExcluirEn cuanto a las controversias generadas en torno a Barbie en sus primeros años, es una suerte que vayamos eliminando de nuestra sociedad esos estereotipos patriarcales que solo perjudican a las mujeres y sus libertades.
¡Besos!
¡Hola Marina!
Excluir¡Estoy tan feliz de tener estos tesoros en mi colección! ¡¡Fue muy afortunado !!
Sí, la sociedad está cambiando, pero aquí en Brasil mucha gente ha sido tan cruel, sexista. Es un revés lamentable.
Pero tenemos que continuar y creer.
Besos.
Oiii Érika!
ResponderExcluirAdorei o post. Quanta informação legal e quanta foto linda!!! Suas dolls estão muito bem vestidas, parabéns!!!
Amei, amei!
Mamãe da Luli💕
Oi, Cacá!
ExcluirAh, que maravilha que você gostou, fico muito feliz!!
Volte sempre.
Beijos.
A Skipper é linda, todas as versões. Mas eu amo mesmo as pequenas Kelly, com aquelas mãozinhas esparramadas, kkkk. Adorei o post Erika, e suas novas meninas são especiais.
ResponderExcluirOi, amiga.
ExcluirTenho uma Paula, será que é do tamanho da Kelly ? Só se eu comprar uma pra saber, né ? kkkkkkk
Muito obrigada por seu carinho sempre!
Beijos pra você.
Oi, Linda!
ResponderExcluirFico feliz que você tenha gostado das dollzinhas e seus lindos trajes! Com eles a brincadeira fica muito mais gostosa.
Pois é, cada vez mais as pessoas perdem tempo e energia com coisas tão pequenas. Chato e deprimente.
Grande abraço para vc!!
Hola Erika, no conocía esta versión antigua de Skipper y me ha gustado mucho descubrirla, los conjuntos que llevan Barbie y ella en las primeras fotos son mis favoritos y el vestido de topos de Skipper.
ResponderExcluirBesos
Hola Maribel.
ExcluirCómo estás ? Disculpe la demora en responder.
Ella fue un hallazgo y me hizo muy feliz.
Esta ropa es realmente hermosa y una de mis favoritas también.
Abrazo, querida.