6

UM LOTE DE BONECAS


Vou contar pra vocês a história desse lote de bonecas.

Lá pelos idos de 2013, bem no comecinho da Maria Josefina (sim, vamos fazer 10 anos, ano que vem), eu encontrei um anúncio no OLX de um lote de bonecas antigas, mas na época achei muito caro, a pessoa pedia 250 reais num lote com mais de 15 bonecas antigas.

Eu não conhecia muito de brinquedos antigos, deixei pra lá.

Entrei no OLX uma semana depois, estava lá o anúncio.

Entrei duas semanas depois, três.

Um dia pensei comigo que não podia deixar aquelas bonecas implorando pra serem compradas, juntei a grana, marquei com o vendedor e fui buscar as bonecas.

Quando cheguei na casa da pessoa, as bonecas estavam dentro de uma caixa enorme de papelão, até me assustei pela quantidade e tamanho das bonecas.

Paguei, agradeci.

Gente, quando entrei no carro, de volta pra casa, eu parecia uma criança em uma loja de doces.

Primeiro, porque não tive muitas bonecas na minha infância, principalmente as bonecas mais caras, e pra mim, aquelas bonecas pareciam bem caras.

Depois, porque as bonecas estavam lindas, a maioria com suas roupas e sapatos originais.

Eu não havia me dado conta, até aquele momento, como os brinquedos me emocionavam, e me conectavam com a criança dentro de mim.

Limpar e arrumar aquelas bonecas foi muito gostoso.

Peguei outros lotes de brinquedos que me deixaram sem ar, mas esse, por ter sido o primeiro grande lote bom, e por ter me esperado com paciência, e ter se mostrado pra mim com tanto encantamento, faz parte da minha memória mais afetuosa.

A foto ficou meio escura porque na época Maria Josefina ficava em uma garagem, e passei dias arrumando elas, quando fui fotografar, já era noite.

Quase 10 anos depois, me emociono com tudo em relação a Maria Josefina, porque mais que um trabalho ou um empreendimento, ela é uma das expressões mais profundas de mim mesma. Me permitiu mudar minha vida em muitos sentidos e expressar minha criatividade, minha sensibilidade e meu olhar que busca potencial em tudo.

Acho que por isso nunca fiquei rica, já que poder me expressar de forma tão autêntica sempre esteve em primeiro lugar nesse projeto.

Um trabalho pode ter formas mais diversas de afetar nossos vidas, além de ganhar e acumular dinheiro.

Sou grata pelo que pude criar e transformar em mim e colocar no mundo com a Maria Josefina. 

* * * * *

Esse texto foi escrito em 25/11/2022, por Elaine Almeida de Melo - proprietária da Maria Josefina (Aqui). Elaine é filha, mãe e avó. Conheci a Elaine no Facebook há um bom tempo e depois, pessoalmente, quando ela esteve aqui em Recife. Desde então, sempre me emociono com seus textos tão cheios de sentimentos e verdades. Me encanto também com os brinquedos e muitos outros itens garimpados por ela e apresentados com tanta poesia em sua loja. 

Pedi sua autorização para compartilhar essa delícia de texto que tem muito em comum com esse blog. 

Espero que você goste.

Abraço fraterno.

6 comentários:

  1. ¡Hola Erika! Preciosa historia la de Elaine. Creo que las muñecas (y en general los objetos coleccionables) sacan lo mejor de nosotros, más aún cuando nos evocan a la niñez. El lote es fantástico, veo muñecas preciosas, como una Bettina morena e incluso una de Famosa (creo que es Grasitas).
    ¡Besos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Marina, as bonecas têm esse poder em algumas pessoas, ainda bem!
      É verdade, tem representantes da Famosa, não havia me dado conta.
      Abraço, querida.

      Excluir
  2. Olá,caí no se blog,apaixonada que sou por bonecas,fiquei encantada com suas dolls.É uma alegria conhecer um blog cheio de carinho como esse, vou voltar certamente.Se quiser conhecer meu cantinho,será uma alegria.bjus.
    www.fuxikitosbysunset@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tania! Seja muito bem-vinda!
      Fico muito feliz com seu comentário e certamente irei te visitar também.
      Obrigada. Beijos.

      Excluir
  3. Nossa, Erika, adorei. Ainda mais porque conheço a Elaine há alguns anos, qdo comprei bonecas e brinquedos pra minha neta no.1 na Maria Josefina. Também adquiri itens de memória afetiva pra mim. Uma querida mesmo a Elaine, pessoa encantadora e escreve lindamente. Os que vibram na mesma sintonia se atraem, acho que por isso, agora, encontrei você e Dona Vovó. Uma delícia passear por aqui. Beijos carinhosos pra vocês 💕

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana! Como vai!
    Ah, que delícia de comentário! MUito obrigada!
    Elaine é uma pessoa iluminada e espalha sua luz com imagens, palavras, itens diversos e experiencias.
    Fico feliz que tenhas chegado aqui.
    Beijos.

    ResponderExcluir