8

AMIGA COLECIONADORA

Oi! Tudo bem ?

Hoje é quarta-feira e eu estou muito feliz por trazer a entrevista de outra amiga colecionadora. 

A Sandra mora na mesma cidade que eu, Recife. Nos conhecemos no grupo de bonequeiras daqui, em 2018. Quando perguntei se ela topava ser entrevistada, não imaginava que ela iria apresentar uma coleção tão diversificada e valiosa, e ideias tão instigantes para o colecionismo de bonecas. Foi uma surpresa maravilhosa!! Isso só reafirma a importância de nos conhecermos mais e mais. 

* * * * *

1. Oi, você pode se apresentar ?

Olá, sou a Sandra Helena, conhecida no mundo do colecionismo como Luz Sanhelen ou Sanhelen. Sou designer de formação. Tenho especializações em Gestão de TI e Artes Visuais. De quebra, fiz um mestrado na área de Gestão Pública. Já atuei como professora de Publicidade e Propaganda. Fiz concurso público para uma Instituição Pública Federal, vinculada ao MEC, onde atuo atualmente com inovação e educação a distância. Em outros caminhos que sigo, atuo na área de terapia quântica e nutrição celular. Ou seja, um blend, uma multiplicidade de ações. E ainda como acho pouco, vivo criando projetos com as bonecas.


2. Quando e por que você começou sua coleção de bonecas ?

Há 10 anos atrás, participei de um curso de fotografia criativa e como trabalho de curso resolvi fotografar Barbies. Comprei uma Barbie de coleção, a Marilyn Monroe. Me encantei com as possibilidades de criação em fotografia de bonecas. Nesse período, encontro um fotógrafo que mensionava a boneca Blythe como muito fotogênica pra foto e saí em busca de uma. A primeira Blythe que adquiri, achei horrível com aquele cabeção e não fotografei. Guardei por um tempo, até que fiz uma viagem e levei ela comigo para fotografar. Surgiu daí a paixão, não só de fotografar mais bonecas, mas também de colecionar. A partir das Blythes veio a coleção de bonecas de porcelana, as bonecas de época, de pano e uma multiplicidade de modelos. Criei então o Estúdio Sanhelen.


3. Quantos bonecos tem em sua coleção ? 

Pergunta difícil porque não cataloguei ainda, mas em números por alto, em média 100 Blythes, 56 bonecas de porcelana alemã, mais de 100 Barbies (não sei o número definido), bonecas dos anos 60 e 70 mais de 30, bonecos de pelúcia mais de 10 caixas com milhares dentro, umas 50 bonecas Poli e muitas bonecas como Pullips, Tayengs, Dals, entre outras de BJD (importadas). Muitas ainda na caixa, nunca abertas. Fora a coleção Nordeste com peças de barro e bonecas de pano. Tenho bonecas de todo tamanho e tipos.


4. Qual a boneca da sua coleção que é a mais querida ?

É difícil responder, todas são queridas, mas existe uma Blythe com olho de vidro que gosto bastante.


5. Onde e como você as guarda ?

Quando comecei a colecionar efetivamente, tinha o sonho de criar uma Casa Museu da Boneca do Nordeste, e quem sabe daqui a uns 5 anos não realizo ? Como a Casa Museu era um projeto a longo prazo, fiz então o Estúdio Sanhelen, um espaço só para as bonecas, onde as mesmas ficavam em vitrines bem guardadas, numa sala com ar condicionado. Um anexo da minha casa, que era meu escritório de design, se transformou nesse espaço de bonecas. No momento estou reorganizando minha vida e o Estúdio Sanhelen foi desmontado e está no momento sendo criado o Apeliêr das Dolls. Uma nova forma de pensar minha coleção. 


6. Que tipo de bonecas você prefere ?

As Blythes ficaram como as favoritas pela questão delas serem ótimas para foto e existir toda uma cultura (moda, fotografia e design) em cima delas. As Blythes são encantadoras e minha coleção conta a história delas no Brasil.

7. Você já precisou fazer alguma coisa engraçada ou curiosa para conseguir uma boneca ?

Não. Já fiz loucura para adquirir a Blythe mais antiga, a Kenner, primeira edição das Blythes. A loucura se refere ao investimento que fiz.


8. Você personaliza suas bonecas ?

Como minha intenção passou a ser de colecionar com o objetivo de tê-las catalogadas para um futuro Museu da Boneca, as minhas bonecas são mais itens de coleção do que propriamente bonecas de brincar. Mas tenho muitas Blythes personalizadas que agregam valor à coleção.


9. Qual a última boneca que chegou em sua coleção ?

Sempre chega boneca. Poderia dizer... dia sim, outro também rsrsrs. Mas, falando sério, a última compra foi um Bam-Bam muito fofo. Neste momento da entrevista, já tem boneco encomendado.


10. Você tem uma lista de bonecos desejados ? Se sim, pode citar ?

As Susis dos Anos 60, olhos pintados e as Susis dos Anos 70. Amo suas roupas e as bonecas tenho muita afetividade, mas tenho poucas por conta do valor comercial delas. Meu sonho é a Susi Mexicana e a Susi Baiana.

11. Você coloca um limite em sua coleção ?

Neste momento estou limitando, mas é por um período. Preciso catalogar o que tenho.


12. Entre as atribuições de colecionador de bonecas, qual a atividade que você mais gosta de fazer ?

Adoro pentear os cabelos delas e deixá-las sempre limpas. Banho é comigo mesmo!


13. Além de sua atividade como colecionador, você também restaura ou customiza ?

Já customizei, mas vou ser sincera: tenho preguiça de customizar. Dá muito trabalho por conta dos detalhes. Sou perfeccionista.


14. Você coleciona alguma outra coisa ?

Adoraria colecionar muitas outras coisas, mas fica difícil, procuro evitar. Coleciono itens relacionados as bonecas como roupas, móveis, sapatos, bolsas.



Sandra
Agradeço de coração você ter compartilhado aqui uma pequena
 parte da sua coleção, da sua história e de seus sonhos.
Que o universo conspire sempre para sua felicidade!!


Contato de Sandra
Facebook Aqui    

Abraço fraterno.

8 comentários:

  1. ¡Hola Erika! Ha sido genial conocer a Sandra, me fascina que tenga una vida laboral tan ajetreada y, además, dedique tanto tiempo y cariño a su colección de muñecas, que es impresionante. Me han encantado todas sus muñecas, sería maravilloso ver en vivo y directo esas muñecas de porcelana. ¡Besos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Verdad, amiga, también me quedé! Muchos juzgan a los coleccionistas y creen que son personas desocupadas o vacías. Por lo menos aquí en Brasil escuchamos mucho eso, el viejo preconcepto.
      ¡Espero conocer la colección de ella un día, son muñecas lindas!
      Besos.

      Excluir
  2. ¡Hola Erika! Me ha encantado conocer a otra coleccionista, que colección más maravillosa tiene, me han gustado mucho sus muñecas.
    Un beso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Son bellísimas! Es una colección maravillosa que se quedaría muy bien en un museo como Sandra quiere hacer.
      Besos.

      Excluir
  3. Hola Érika, hace unos días intenté dear aquí un comentario y mi PC fallaba todas las veces. Hoy parece que me permite escribir con normalidad. Me ha encantado conocer a Sandra, tiene una colección fabulosa, y me gusta la seriedad con la que se dedica a su colección, catalogando las muñecas e investigando sobre ellas.
    Un abrazo fuerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Es verdad, Ana, Sandra es una coleccionadora organizada, especial. Espero pronto conocer personalmente su colección.
      Abrazo.

      Excluir
  4. Que colecao maravilhosa da Sandra!! Amei!! Ela e uma colecionadora muito especial! Que divertido este espaco para colecionadores que voce criou, amiga Erika!! Abracos para a Sandra e muito obrigada por compartilhar conosco sua historia e sua bela colecao!! Forte abraco!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juli, você tem razão, ela é uma colecionadora especial, como a sua coleção.
      Estou pensando na criação de outro espaço. Depois te conto.
      Beijo grande.

      Excluir