0

Dicionário das Bonequeiras

Adoção – Quando uma boneca está para adoção, significa que ela está à venda. 

Amiguinha - Boneca lançada pela Brinquedos Estrela, em 1960, que fez muito sucesso por andar e por ter o tamanho de uma criança de 3 anos. Muito valorizada por colecionadores.

Ball Jointed Dolls ou BJD - Termo referente aos modernos bonecos de resina de poliuretano, com articulações esféricas, com elásticos internos presos a ganchos que possibilitam diversas poses. Têm ampla variação de tamanhos. 

Barbie - Boneca criada em 1959 por Ruth Handler e Elliot Handler, donos da empresa de brinquedos Mattel. 

Barbie Silkstone - Barbie com corpo que lembra a porcelana, pelo acabamento sedoso ao toque. São mais resistente, pesadas e caras, com primoroso acabamento, maquiagem e acessórios.

Bicho de pelúcia - São animais fofos fabricados com tecido natural ou sintético, de lã, seda, etc.

Blythe - (pronuncia-se "Blaite") Boneca criada em 1972 pelo designer Allison Katzman e comercializada nos E.U.A. pela Toy Company Kenner (geralmente conhecida por Kenner). Sua característica mais marcante e notável são os olhos que mudam de cor e posição ao puxar uma corda amarrada na parte traseira de sua cabeça.
Boneca – Figura de pano, madeira, plástico ou outro material, com forma humana, usada geralmente como brinquedo ou elemento decorativo. 

Bratz - Franquia de bonecas norte-americana desenvolvida pela MGA Entertainment. As bonecas medem aproximadamente 25cm e foram lançadas em 2001.
Cegonha – Artista que aplica a pintura realista e confecciona os bebês reborn.

Certidão de autenticidade - Documento que acompanha um bebê reborn com edições limitadas, boneca O.O.A.K., entre outras bonecas, onde constam nome da escultora, n° daquele indivíduo, nome da cegonha, entre outras informações que atestem a legitimidade do exemplar.

Certidão de nascimento – Documento que acompanha o bebê reborn quando ele nasce. As certidões podem conter o nome do molde, da artista que o criou, a data de nascimento, seu novo nome e o nome da mãe.

Chupeta magnética – É uma chupeta normal, onde a cegonha retira a parte de látex e coloca em seu lugar um ímã. A chupeta se prende a boquinha do bebê, pois ali por dentro também existe um ímã.

Customizar - Modificar, personalizar uma boneca a fim de adequá-la ao seu gosto ou às suas necessidades.

Desapego - Quando a bonequeira perde o interesse por determinada boneca e a coloca para adoção ou doação. O desapego também pode ser por roupas ou objetos da boneca.

Edição Limitada – Moldes feitos em número limitado. Esses moldes podem ser bastante caros, devido a escassez do mesmo.

Encontro de bonequeiras e/ou  mamães reborn – São organizados encontros em várias cidades. Essas pessoas se organizam através das redes sociais e se encontram fisicamente, levando suas bonecas e bebês. Muita conversa, fotos, trocas, vendas e lanchinhos são realizados nesses encontros. Geralmente acontecem em lugares públicos.

Escultor – Pessoa que cria um molde.

Ever After High - Franquia de bonecas lançada pela fabricante de brinquedos Mattel, em 2013. As bonecas são filhas de famosas personagens de contos de fadas, histórias de fantasias ou lendas antigas. A franquia também lança filmes e livros sobre as personagens.

Figura de ação – Boneco geralmente direcionado para meninos. A Empresa Hasbro foi quem primeiro usou a expressão, em 1964, introduzir sua linha G.I. Joe. Até o momento só havia as chamadas "dolls" pelos norte-americanos, que eram bonecas ou bichos de pelúcia feitos especialmente para as meninas. Daí criou-se a necessidade de um novo termo para os brinquedos dos meninos. 

Fofoletes - Bonecas de várias cores, de tecido e bem flexíveis, medindo 8cm, lançada pela TROL, em 1978. Vinha acondicionada em uma caixa do tamanho de uma caixa de fósforos, sempre com versinhos carinhosos, talvez por isso e por ser de fácil transporte, ficou conhecida como a Bonequinha da Sorte. Atualmente é produzida pela Brinquedos Estrela

Integrity Toys - Empresa fabricante de brinquedos, em especial bonecas de moda, celebridades e seus acessórios, de alta qualidade. Fundada por Percy Newsum, em 1995.

Make up ou Face up - Pintura no rosto da doll, que define suas expressões.

Mamãe reborn – É o termo usado pelas meninas ou mulheres que adotam um reborn. As mamães se encontram, trocam dicas e ideias sobre seus bebês.

Maternidade – Local onde os bebes que acabaram de nascer estão expostos para adoção. 

Minuche - Boneca de tecido, flexível, medindo 16cm, lançada em várias cores pela TROL, nos anos 80. Vinha acondicionada em uma linda sacolinha. A TROL também lançou a Gisele, que tinha o mesmo padrão. 

Mini Mee - Boneca que é esculpida a partir de fotos, seguindo as formas do rosto da pessoa, que encomenda uma doll semelhante a ela mesma.

Mio kit -  Meu kit. O kit acompanha peças originais para você montar sua doll. Comercializam kit da Pullip, Dal, etc.

Mohair – Cabelo utilizado nos bebês reborn e em outras bonecas. Tem origem animal, vindo de cabras angorás ou ovelhas. As primeiras são consideradas fibras de luxo, por isso também, mais caras.

Molde ou Kit – É um molde de um bebê feito por um escultor, mas que ainda não teve o processo de pintura da arte reborn

Monster High - Franquia de Fashion Dolls norte-americana, criada e desenvolvida pela Mattel, em 2010. A franquia trabalha com personagens inspirados em monstros lendários e de filmes de terror encarnados como adolescentes em uma escola para monstros.

ND - Bobeca nua. 

NRFB - Nunca removida da caixa. Consequentemente, tem maior valor.

Nude - Boneca vendida nua.

OB - Caixa aberta.

OOAK - Sigla para One of a Kind, significa que aquele modelo de boneca está limitado a apenas um no mundo.

OOP - Out of Production, isso quer dizer que o produto não é mais fabricado.

Outfit - É a roupa completa na boneca, incluindo sapatos, meias, chapéu, etc.

Paper doll – Bonequinhas de papel mais grosso. Eram coloridas e maquiadas. Acompanhavam roupinhas com pequenas bordas que serviam para vestir as bonecas. Fizeram muito sucesso nos anos 70 e 80.

Plástico bolha – Material plástico que era usado na fabricação de bonecas, carrinhos, bichos. Eram brinquedos muito simples e baratos que faziam a alegria da garotada nas décadas de 60 e 70, principalmente.

Polly Pocket - Franquia de brinquedos desenvolvida pela Mattel, em 1989. O brinquedo era composto por uma casa de bonecas em forma de estojo com mini bonecas, roupinhas destacáveis, animais, etc., tudo em miniatura.

Protótipo – É o primeiro bebê feito com um molde, serve como modelo para mostrar como aquele molde pode ficar depois de aplicada as técnicas da arte reborn. Vale lembrar que cada bebê reborn é único, pois a pintura nunca será igual, mesmo usando o mesmo molde, vai variar de cegonha para cegonha.

Pullip - Marca de bonecas coreanas criadas em 2016, comercializadas pela Groove. As Pullips têm corpo de plástico articulado e uma cabeça relativamente desproporcional, com olhos que se movem de um lado para o outro e pálpebras que podem fechar. Existem os companheiros(as): Taeyang, Dal, Byul, Isul, Namu. 

Rebornear – Termo usado para aplicar pintura em alguma boneca, mas não em um molde próprio para confeccionar um bebê reborn. 

Re-Ment - Miniaturas.

RFB - Boneca removida da caixa.

Stand - Suporte para deixar a boneca em pé.

Stock - Boneca sem customização.

Susi - Boneca brasileira da fábrica Brinquedos Estrela, lançada em 1966. Até hoje é uma boneca muito querida e desejada por colecionadores adultos. 

Tan Skin - Termo usado para as bonecas de pele morena. 

Tiny - Nome que se usa para classificar os bonecos bem pequeninos, medindo até 22cm ou escala 1/6.

Vi-vinil - Um tipo de borracha usada principalmente em brinquedos. 

Wig - Peruca para bonecas. Pode ser feita de cabelo humano, fibra sintética resistente ao calor ou não, pelúcia sintética, pelúcia natural (Mohair), de lã.

0 comentários:

Postar um comentário