2

MEU PRIMEIRO MENINO

Oi, gente!!


Será que posso dizer que essa é uma postagem especial ? Acho que sim, pois o boneco que vou apresentar hoje é muito especial por vários motivos.

Jorge é um bebê Chiquitín, da marca espanhola FAMOSA. É  sexado, fabricado nos anos 60, com 34cm de altura, sem mecanismo, tem um rostinho muito meigo, dois dentinhos e lindos olhos de dormir cor de mel. Loiríssimo!!

Vamos a história que o faz especial: foi presente de meu avô Nilton, que é uma das pessoas que mais amei e amo nesta vida. Jorge chegou ao Brasil enrolado em papel que se usava para enrolar bacalhau (estava limpo rsrs), pois ele veio clandestinamente.  Meu avô era conferente de cargas no porto do Recife e encomendou um boneco para sua neta de 3 anos.  Isso foi em 1971. Antigamente existia muita dificuldade para entrar carga estrangeira em nosso país. Dei a ele o nome de um tio materno. 



Lembro dessa roupinha abaixo, mas não tenho nenhuma foto. Brinquei muito com ele, carregava para todo lado, subia em árvores comigo, ia para a escola e era sempre um sucesso, pois ninguém tinha um igual. Era meu aluno mais aplicado e meu confidente. Posso afirmar que minha infância foi mais feliz graças a esse boneco.


Em 2017, em uma das minhas procuras no Mercado Livre, encontrei um irmão gêmeo do Jorge. Nunca tinha visto outro, fiquei louca! Comprei. 

Jonas chegou em 20/06/2017. O nome foi escolhido em homenagem ao meu antigo treinador de natação Jonas Cariolano. 

Jorge é o da esquerda, o mais cabeludo.
Roupinhas feitas por Lana Araújo


Jonas (esquerda) chegou com uma severa 
queda de cabelo e Jorge sofre de icterícia. 
Sinais da idade avançada rsrsrs


Sempre batizo meus bonecos e bonecas. Também gosto de pesquisar a origem do nome e o significado.
  • Jorge - grego / agricultor
  • Jonas - hebraico / pombo
Originalmente, esses bonecos são gêmeos masculino e feminino - Chiquitín e Chiquitina - e foram lançados em 1968. 




Tornaram-se mais populares no final dos anos 70. A partir daí, surgiram algumas alterações no rosto, Chiquitina tem a boca aberta com olhos cor de mel e Chiquitín tem a boca fechada e olhos azuis.

Eram vendidas, separadamente, caixas com 
roupinhas e também acessórios diversos. 




Propaganda em revistas


Catálogos Anos 70


La Casa de Clania



Infelizmente não sei se esses bebês ainda são fabricados.


As imagens foram encontradas em blogs e sites, entre eles, La Casa de Clania
Clique Aqui



Sou enormemente agradecida às pessoas que compartilham generosamente informações e imagens de suas coleções e pesquisas. Sem elas, colecionadores como eu, não teriam o prazer de conhecer a história de seus tesouros.

Um grande abraço.

2 comentários:

  1. Oi Érika, que bom saber que não estamos sozinhas (os) neste mundo de brinquedos. Pois é, resolvi colecionar as Fofoletes desde que minhas filhas não quiseram a primeira coleção que comprei (1999). Diziam que as bonecas "não faziam nada" e não dava pra brincar com elas, veja só. Adorei conhecer o Jorge e o Jonas e os gêmeos que você apresentou aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua visita, Malba!! Pois é, filhos sõa do "contra" né ? kkkk Das minhas 3 filhas, uma gosta de Barbie e a outra das Blythes. Já são adultas, mas uma me acompanha nos encontros. Espero que sempre exista colecionadores.
      Abraço.

      Excluir