4

QUEM QUER UMA BEIJOCA ?

Oi! Tudo bem ?

A boneca que apresento hoje é uma lindeza!! Seu rosto é belo, tem o corpo bem robusto, com as pernocas gordinhas, possui mãos articuladas, olhos de dormir e manda beijinhos pra gente quando acionamos os seus braços para frente. Sua cabeça é de Vi-Vinil bem macio e seus braços, pernas e corpo é de Plastiflex.

Olha só que amor!! É a BEIJOCA!! 
E essa é a minha que se chama Laurinha!!
Toda original!! Eba!!!
Ano 1982
Morena como eu queria.



Caixa bem conservada


Ela mede 58cm e foi fabricada pela Brinquedos Estrela. Sua fabricação começou por aqui em 1962 e em 1990, encerraram a fabricação. Existe também a versão menor chamada Beijoquinha.

A principal característica das Beijocas 1962 são os olhos de vidro com esse azul bem cristalino e os cílios bem espessos. Maquiagem toda manual.

Ano 1963
 Ano 1966

A maioria das posteriores vieram com olhos verdes, de um material inferior, mais propenso à ação de fungos. A minha tem os olhos azuis perfeitos, até agora não apresentaram esse problema.

1969
1975

Essa morena maravilhosa é a minha, ano 1982. Foi restaurada por Alexandre Signorini e nesta foto ela ainda era dele.

1983
1989
Alguns catálogos para apreciação.



E a versão menor Beijoquinha. 
Essa é dos Anos 60. Mede 40cm.
Ano 1971
 Ano 1971

A precursora da Beijoca é a não menos maravilhosa Kissy Doll, da empresa americana Ideal Toy. Muitas bonecas brasileiras são feitas inspiradas ou copiadas mesmo, de bonecas estrangeiras.




E vale  a pena  citar que, em  1994, a  Brinquedos  Estrela  lançou outra boneca com o nome Beijoquinha, mas completamente diferente dessas acima.

A "nova" Beijoquinha tem a cabeça de vinil, cabelos implantados e o corpinho de tecido. Mede 36cm de altura, fala frases e dá beijinho.



Você passa o batonzinho nela e - smac - que beijinho gostoso que ela dá!
Depois do beijinho com todo carinho ela dá uma risadinha ou diz "I love you"!


Eu e Laurinha no primeiro encontro de bonequeiras que participei aqui em minha cidade, Recife. Dez/2017.


Agradeço  a gentileza das imagens cedidas pelos colecionadores Ana Caldatto, Alexandre Signorini, Eliane Souza (pela preciosa informação sobre a Beijoquinha) e outros .

Espero que tenham apreciado essa linda boneca.

E se quiser seguir o Dona Vovó no Instagram é só clicar Aqui!!

Abraço fraterno e voltem sempre!!!

4 comentários: