17

FOFUCHA OU FOFUCHO ?

Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado

Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo é o alecrim


Essa é uma das canções de ninar que meu neto Danilo mais escutou quando bebê. Não sei se é antiga, mas só conheci em 2012 quando ele nasceu e eu, a mamãe Larissa, as tias e todos em casa, cantávamos para ele.

Ao pensar em apresentar meu boneco Bento, essa canção me veio a cabeça e assim ela abre a postagem.


Fofucha é um bebê da Brinquedos Estrela, de 68cm e o que tem em tamanho, tem em beleza e qualidade. Como comprei achando que era um Fofão, dos anos 80, dei-lhe o nome Bento, que vem do latim e significa "abençoado". 


É uma boneca perfeita, grande, boa de abraçar!! Sua cabeça, braços e pernas são de Vi-vinil, mas seu tronco é de plástico inquebrável. No tronco existe uma divisão que permite movimentar a parte superior de um lado para o outro. Fora esse movimento do tronco, possui articulação padrão. Seus cabelos são enraizados e penteáveis. Possui olhos de dormir, com cílios superiores enraizados e sobrancelhas pintadas, em um só risco. Foi fabricada nos anos 90 e 2000 e vinha acondicionado em caixa litografada.


Comprei o meu no Mercado Livre e foi outro boneco que não estava em minha lista de desejos, mas me apaixonei quando o vi. Como tenho poucos meninos na família, resolvi adotá-lo, pois como já falei, comprei pensando tratar-se do Fofão, pois assim estava anunciado. Atenção: não existe Fofucho, ok ? 

Marido fala que quando o peguei no colo, meus olhos brilharam. Será ?? kkkkkk Ele chegou sem nenhum item original: roupa, sapatos, correntinha, mamadeira. Providenciei uma camiseta personalizada e sapatinhos de crochê que foram de Danilo.

Assim ele chegou
Chegou acompanhado pela boneca Emília e o Mama Nenê

Tempos depois, o restaurador Alexandre Signorini me esclareceu que o meu Fofão na verdade tratava-se de uma Fofucha de 1997, boneca semelhante ao Fofão e a Fofa, dos anos 80, com algumas diferenças que só quem já viu e conhece de verdade, é capaz de identificar olhando apenas as fotos.

Olha uma Fofucha na caixa!!



Algumas diferenças citadas por Alexandre foram: Fofucha não tem chorador nas costas, mas Fofa e Fofão têm. Fofão e Fofa são bem mais cabeludos e com um tom mais escuro no loiro. A partir de 1987, a Estrela começa a usar maquiagem de cor laranja em seus bebês; antes era rosa forte. Fofão e Fofa têm olhos azuis mais escuros. Fofucha vinha com pratinho, garfinho e colher. Fofão e Fofa vinha com mamadeira e faziam xixi. E, não menos importante, a qualidade do Vi-vinil e das roupas dos mais antigos é bem superior.

Deixarei algumas imagens do Fofão e da Fofa para que você mesmo possa observar o que eu não tive condições de ver por falta de fotos.

Fofão 1983/1984
 Fofão 1984

Fofa de Alexandre Signorini. Ano 1983
   Imagens de catálogo
Só foram fabricados de 1982 até 1984



Abraço fraterno.

17 comentários:

  1. ¡Hola Érika! Qué hermosura de muñeco, es una belleza. No me extraña que no pudieras resistirte a él, parece un niño de verdad. Y la niña es preciosa también, aunque en este caso, creo que prefiero la versión masculina. Si tu marido dice que te brillan los ojos, debe ser verdad, supongo que por su tamaño al abrazarlo dará la sensación de que es un niño de verdad.
    Besos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, usted entendió perfectamente lo que sentía. Él realmente es maravilloso.
      Besos querida.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que bom, Jean! Mostre pra ela e depois me fala o que achou do Fofão.

      Excluir
  3. Que muñecos tan bonitos Érika !! Me encanta Fofao, es precioso, y tiene una carita muy simpática y alegre, además que el detalle que sean articulados en una buena idea, me gustan mucho los muñecos articulados.La muñeca es también una preciosidad con ese pelito tan bonito :D
    Enhorabuena por ellos
    Un abrazo. Muacks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Gracias, Itzi! Me siento feliz que te haya gustado el Fofão.
      Abrazo.

      Excluir
  4. ¡Hola Érika! Este bebé es una hermosura, tiene un rostro muy dulce y un tamaño ideal para que los pequeños (y no tan pequeños) se sientan como si tuviesen a un verdadero niño en sus brazos. Es normal que no fueses capaz de resistirte a comprarlo y ahora está en muy buena compañía con la niña, que también es muy bonita.
    ¡Besos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Qué bueno que te gustó, Marina! Usted no se imagina el esfuerzo que hago para no comprar una Fofa también.
      ¡Abrazo, querida!

      Excluir
  5. O Bento é maravilhoso!! Tão novinho que está brilhando!! Minha irmã teve aquela Fofa de vestido rosa, mas minha mãe deu para outras pessoas, em uma das várias mudanças de casa que fazíamos. Me lembro muito dela. São bonecos lindos!! Parabéns pelo seu Fofo Bento!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Juli, toda vez que aparece uma Fofa pra vender fico doidinha para comprar. O que a gente faz , hein, amiga ? kkkkkkk
      Beijos pra tu!

      Excluir
  6. Es muy guapo éste bebé tan sanote. Con ese tamaño es casi como un niño, más que un bebé. Son una pareja preciosa, que los disfrutes.
    Besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias, Maramini, me alegra que te haya gustado.
      Quería mucho tener espacio para comprar a la hermana del Fofão, ellos hacen una hermosa pareja.
      Besos.

      Excluir
  7. Oi tenho uma fofuxa gostaria tanto de ter outra ela faz tanto sucesso com as crianças aqui minha filha tem ela já uns 25 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Você pode encontrar no Mercado Livre ou nos grupos do Facebook. Sempre tem pessoas desapegando.
      Abraço.

      Excluir
  8. Alguém sabe me dizer, se o boneco Fofo da estrela teve sapato vermelho ou só msm branco?

    ResponderExcluir
  9. Lindos bonecos só podia ser da encantada empresa de amor ;orgulho do Brasil. Estrela. O dono um santo em vida na terra o orgulho dos cristãos. O dono da Estrela só pode usar os 10% ou até mais do QI dele pra fabricar esses anjos (as) de borracha. Donos da estrela orgulho da espécie humana

    ResponderExcluir