14

AMIGA COLECIONADORA

Oi! Tudo bem ?

Como eu havia falado, as entrevistas vão demorar mais tempo para serem postadas, mas nem por isso perderão o encanto e a beleza. Prova disso é a entrevista que trago hoje.

Conheci essa jovem colecionadora em um grupo do Facebook. Ela é a administradora do grupo Baú de Bonecas e faz postagens lá diariamente. Infelizmente me falta tempo para conferir as postagens com a frequência que eu desejo e passa muita coisa sem eu ver, mas ao ler as respostas da Camila e selecionar, no grupo, as fotos abaixo, me emocionei bastante. Cada postagem dela vem acompanhada de palavras doces, cada imagem carrega o carinho com que foi preparada. Encontrei ali muita delicadeza e amor. Que bom que ela aceitou meu convite! 

Venha conhecer mais uma colecionadora apaixonada, você vai amar!


* * * * *

1. Olá! Você pode se apresentar ?

Olá! Meu nome é Camila Paoli, tenho 38 anos e amo bonecas, animais e flores.


2. Quando e por que você iniciou sua coleção de bonecas ?

Na verdade nunca tive uma coleção quando era pequena. Só agora pude começar a colecionar algumas.



3. Quantas bonecas você tem em sua coleção ? Qual foi a primeira ?

Coleciono um pouco de tudo: miniaturas, bebês, brinquedos anos 80, Sylvanians Families, Planeta d'Agostini, ursos de pelúcia, Barbies, Pullips, Phicen e agora comecei a colecionar bebês e bonecas reborn.
Minha primeira boneca foi o Meu Bebê, da Estrela. Ganhei do meu pai quando eu tinha 6 anos e ela permanece aqui comigo, linda e ainda me encanta.



4. O que alimenta sua paixão por bonecas ?

As bonecas e brinquedos sempre me causam essa euforia, me sinto uma criança feliz quando brinco com eles. Consigo voltar no tempo e nas tardes de verão, quando eu sentava na calçada com minhas amigas, brincando, criando, viajando para muitos lugares. Esse lado lúdico ainda me fascina e me encanta.



5. Existe aquela que é a mais querida ?

Tenho uma bonequinha muito querida que é a minha vagalume. Ganhei do meu pai quando eu tinha 5 anos. Sempre tive medo do escuro, e meu pai, com toda sabedoria e sensibilidade, me presenteou e me disse que nunca mais eu ficaria no escuro. Amo ela demais! 
A minha perdi quando eu tinha uns doze anos e consegui comprar outra exatamente igual aos meus 37 anos. Foi como se eu pudesse voltar no tempo, no meu quarto, com meu cobertor verde-água, abraçadinha à ela, e ela iluminando meu quarto até eu adormecer. Que doce lembrança!




6. Onde e como você as guarda ? 

Guardo minhas bonecas em um armário, outras ficam expostas pela casa, porque gosto de estar em contato com elas. Minhas casas de bonecas também ficam expostas.



7. Qual a última boneca a chegar em sua coleção ?

A última boneca de minha coleção foi uma menina reborn do molde Angélica, feita por mim mesma. Era um sonho antigo que se realizou.



8. Que tipo de boneca você prefere ?

Gosto de todo tipo de boneca, sem exceção.



9. Você já precisou fazer algo engraçado ou curioso para conseguir alguma boneca ?

Já resgatei uma Barbie do caminhão de lixo. A coitadinha estava lá em cima, toda suja. Parei meu carro e pedi gentilmente para o motorista me dar ela. Ele foi muito educado e me deu rsrsrs Cuidei dela e ela vive muito feliz comigo agora.



10. As bonecas fizeram parte da sua infância ? Fale um pouco.

Tive poucas bonecas na minha infância. Tive uma Vagalume, o Meu Bebê da Estrela, uma Chuquinha, uma Barbie doutora, um Ken e uma Karina. O Ken, o Meu Bebê e a Chuquinha tenho até hoje.




11. Você tem bonecas desejadas ou que faltam na coleção ? Quais ?

Ainda gostaria de ter algumas bonecas, mas nunca pretendi fazer uma vasta coleção, só compro as que acho lindas ou me tocam o coração. Sou muito feliz com as que eu já tenho. 



12. Além da atividade de colecionadora, o que mais gostas de fazer ?

Quando não estou costurando para as bonecas, fazendo cenários ou acessórios para elas, gosto de pintar quadros, cuidar do meu jardim e dos meus animais.



13. Você também restaura ou customiza bonecas ? 

Meu marido sempre resgata algumas bonecas que estão na rua, em lixeiras ou simplesmente foram descartadas por estarem sujas e danificadas. Eu recupero elas, refaço a maquiagem, restauro os cabelos e elas voltam a ter vida nova e feliz. Há pouco tempo, comecei  com a arte reborn, apenas acompanhando tutoriais no YouTube e me apaixonei por essa arte tão linda. Não é fácil, mas é encantadora.




14. Você já sofreu preconceito por ser colecionadora de bonecas ?

Eu nunca sofri preconceito, pelo contrário. Meu marido, meu filho, minha mãe e meu pai sempre me apoiaram, entendem minha paixão por bonecas e brinquedos. Meu marido sempre me presenteia com bonecas, ele escolhe o look delas e meu filho me ajuda a fotografar elas. São meus grandes companheiros e isso é tudo o que eu preciso. 

Muito obrigada pelo convite, fiquei muito feliz em poder compartilhar um pouquinho do meu mundo encantado.




Camila querida,
que felicidade a minha você ter aceitado meu convite!  
Muito, muito obrigada!! Por sua gentileza e prontidão, 
pude conhecer melhor você e um pouquinho da sua coleção.
Saiba que admiro muito suas fotos cheias de graça e sensibilidade.


























Abraço fraterno.

14 comentários:

  1. Hola Érika, es una entrevista muy interesante, me encantan las muñecas de Camila y sus preciosas fotos, se nota su gran creatividad y el cariño que pone en su colección. Es estupendo conocer a tantas coleccionistas y tan diferentes en cuanto a edades, preferencias, procedencia... que sin internet no habría posibilidad de conocer.
    ABrazos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Hola, querida Ana!
      La colección de Camila es impresionante, muy diversificada. También admiro la creatividad de ella para fotografiarlas.
      ¡Qué bueno tener internet! Para personas como nosotros, que le gusta conocer más y más, es un regalo.
      Gran abrazo.

      Excluir
  2. Me ha encantado, que fotos tan bonitas, tienen algo muy especial y la entrevista es preciosa, Camilla debe ser una mujer encantadora realmente. Y me ha gustado mucho también lo variopinto de sus colección, eso hace que sea más divertido aún el tenerlas, jejeje
    Un gran abrazote Erika
    Y gracias por darnos a conocer a más amigas de muñecas ¡¡me chifla!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Itzi, ¿cómo va?
      Me siento muy feliz de poder traer esas preciosidades aquí para el blog. Es tan bueno ver tantas muñecas y juguetes, ¿no? Me encanta seguir los blogs como el suyo y conocer más muñecas.
      Sí, Camila es especial. Creo haber encontrado a una persona que tiene un alma preciosa.
      Abrazo.

      Excluir
  3. ¡Hola Érika! Me ha encantado la entrevista de Camila, es genial conocer a otros coleccionistas. Su colección es simplemente impresionante, ¡no sé cuál me gusta más! Además, tiene muchísimo talento para reparar y personalizar muñecas. Me parece genial que su familia apoye su afición, creo que es lo que todos deseamos.
    ¡Besos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Hola, Marina!
      Sí, Camila tiene una bellísima colección y creo que no hemos visto ni la mitad aquí. Y sus manos son maravillosas para dar vida nueva a aquellas que llegan maltratadas.
      Besos!

      Excluir
  4. A Camila é um amor ... ótima restauradora as bonecas dela são lindíssimas cada uma tem o toc especial que ela dá ... parabéns Camila vc merece tudo de bom ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua visita, Rosângela!
      Acho que Camila tem um dom especial para cuidar de bonecas.
      Abraço.

      Excluir
  5. Ha sido un placer conocer a Camila, tiene unas muñecas muy variadas y todas muy bonitas. La muñeca que ha restaurado está preciosa, ha sido un trabajo espectacular.
    Un saludo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maribel, estoy de acuerdo con usted, Camila tiene una colección maravillosa, muy variada. ¡Todos lindos!
      Abrazo.

      Excluir
  6. Una estupenda colección de tipos diferentes de muñecas... me ha gustado mucho. Un saludo Erika.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bueno que te gustó la colección de Camila. Todos son hermosos y ella es muy cuidadosa.
      Abrazo!

      Excluir
  7. Erika,
    Amei Camila e seus bebês!... impressionante como ela consegue dar vida a todos!
    Mãos mágicas "de fada madrinha".

    Suas fotos, então, inspiradoras!
    Aurora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aurora!
      Fico feliz que tenhas gostado!
      Eu admiro muito o talento da Camila e seu amor pelas bonecas, realmente é uma fada madrinha!!
      Abraço.

      Excluir