2

VALENTINA - UMA MINI VALENTE

Oi! Tudo bem ?

A miúda que trago hoje, ou mini doll, como muitos costumam chamar, é uma formosura de boneca. O seu rostinho meigo, com a boca fazendo biquinho, olhinhos que sorriem e a barriguinha saliente, conquistam até o coração mais insensível rsrsrs

Valentina é uma boneca da Brinquedos Estrela, fabricada apenas em 1970 e 1971. Isso mesmo, só em dois anos!! Uma lástima!

Ela mede 21cm, tem cabeça e braços de Vi-Vinil, corpo e pernas de plástico inquebrável, cabelos enraizados e penteáveis de ótima qualidade e roupinhas fofas. Seus olhinhos são estáticos, com sobrancelhas pintadas num único risco. Não tem cílios, mas uma discreta sombra (será ?). Tem articulação no pescoço, braços e pernas. Fica em pé sozinha. Vendiam separados kits de roupinhas, algumas até semelhantes a umas roupas da Susi.

Essa é a minha.

Valentina vem do latim e significa valente. E realmente ela é valente, viu ? Porque pra ter 48 anos e ainda ser encontrada por aí, é preciso ser guerreira. Claro que algumas que vemos atualmente estão meio acabadinhas, mas outras são encontradas bem conservadas. Infelizmente tem o valor elevado devido a sua raridade.






A minha Valentina adotei (expressão que colecionador usa para substituir comprei) em julho de 2017. Ela chegou linda e conservadíssima, com duas peças da roupa original, faltando touca e sapatos. Tive muita sorte!!

Com roupinha de crochê que 
encomendei a Soraia Valença Facebook

A minha Valentina da infância ganhei da minha madrinha Eliane. Eu era bem pequena. Amava muito minha bonequinha, brinquei demais. Ela era a melhor amiga da minha Susi rsrsrs . Infelizmente me desfiz dela. Não lembro de nenhum detalhe desse triste episódio da minha vida. Por isso tratei de adotar uma outra. Meu coração agora está feliz.

Quero mostrar algumas imagens de propagandas, encartes e outras Valentinas que encontrei nos blogs amigos e internet.



Olha o luxo dessas roupinhas!!! Ai, ai!!

Cartelas de roupas e acessórios 
que eram vendidas separadamente.

Móveis do quarto da Valentina.







Loira, morena, ruiva. Qualquer que seja ela, é um amorzinho!!

Agradeço a gentileza da colecionadora Ana Caldatto que cede suas imagens e dados de pesquisas para que outros colecionadores como eu, enriqueçam seus conhecimentos e postagens. Blog da Ana Aqui

Algumas imagens apresentadas não mostram fonte.

Quer conhecer o Instagram da Dona Vovó ? Clica Aqui 

Abraço fraterno.

2 comentários:

  1. Adorei conhecer um pouco mais sobre a Valentina! É bonequinha encantadora realmente!! Adorei as fotos e a história dela. A propaganda da Estrela é uma graça. Diz para a criança conversar com a boneca e argumentar. Aí diz que "toda criança concorda com a Valentina". Sinto que a imaginação, a fantasia e a criatividade das crianças eram mais incentivadas antigamente. Obrigada por este post! Abraços fraternos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Juli, que bom que você gostou dela e da sua história!!
      São essas pequenas coisas que me encantam e sei que a você também.
      Obrigada por sua sensibilidade e carinho.
      Beijo enorme.

      Excluir