18

AMIGA COLECIONADORA

Oi! Tudo bem ?

Depois de uns dias de férias, volto com muita saudade desse cantinho, onde coloco uma amostra da minha paixão por bonecas e colecionismo. 

E como hoje é quarta-feira, tem amiga colecionadora por aqui.

Tenho a impressão que a entrevista e as fotos a seguir vão mexer com muita gente, pois a colecionadora de hoje tem um acervo de uma boneca que encantou muita gente. Se a Bonequinha da Sorte trouxe realmente sorte para quem a teve, não posso afirmar, mas que ela ficou agarradinha na memória afetiva da gente, ficou sim! Para alguns, ela é o ícone das bonecas dos anos 80. 

Dá pra imaginar como fiquei encantada ao ver pela primeira vez aquele Instagram colorido, alegre, cheio de lembranças boas ? ❤ Imediatamente comecei a segui-lo e fui aos poucos conhecendo a querida bonequeira que estava por trás das postagens. Um laço entre nós formou-se e hoje tenho a satisfação de apresentá-la aqui no Dona Vovó.

Bora conhecê-la ?

* * * * * 

1. Olá! Você pode se apresentar ? 

Oi, gente, sou Marba Furtado, jornalista, moro em Brasília, tenho duas filhas e um neto recém-nascido. Amo escrever (poemas, contos, crônicas), desenhar, fotografar e colecionar Fofoletes.

Coleção Fofoletes Touquinha - ESTRELA
Fofoletes e Gisele - TROL

2. Quando e porque você iniciou sua coleção de bonecas ?

Comecei a colecionar as Fofoletes em 1999, quando comprei para as minhas filhas a primeira coleção lançada pela Estrela e elas não se interessaram. Disseram: "mas elas não fazem nada ?!?!", ao verem as Fofoletes. Já era época dos brinquedos eletrônicos, como o pequeno Tamagotchi , e de bonequinhas mais interativas, como as Polly. Eu, apaixonada pelas Fofoletes, resolvi continuar comprando. Já as Fofoletes da TROL, têm outra história: No começo de 2014, descobri que haviam "sumido" algumas Fofoletes e passei a procurar pela internet uma forma de repor as bonecas. Assim conheci a colecionadora Lidiane Squarcini, de São Paulo, que me vendeu as primeiras quatro Fofoletes da TROL (duas tradicionais e duas Abracinho) que se juntaram às duas únicas que eu tinha e às Fofoletes da Estrela. 
Foi nessa época que conheci o universo dos bonequeiros, e a paixão aumentou quando constatei a diversidade de Fofoletes pelo mundo (Grécia, Itália, Estados Unidos, Uruguai) e as que foram lançadas no Brasil. Tudo muito antigo e usado; algumas muito caras; outras muito "brincadas". Fui garimpando as "boas-bonitas-baratas" e formando minha coleção. Descobri também que no Canadá uma artista plástica e suas três filhas criaram quatro coleções de minibonecas tipo Fofoletes (StorkBabies) e lá fui eu comprar. Parei aí. Meu foco é o Brasil, senão não tem fim.

Miudinho e Miudinha - ESTRELA
Palhaço Pirulito e Fofoletes Palhaços Pipoca e Pipoquinhas
TROL

3. Quantas bonecas você tem em sua coleção ? Qual foi a primeira ?

A primeira boneca TROL que tive, muito antes de pensar em coleção, foi uma verde-água de cachecol alaranjado, e em seguida um palhaço Pipoquinha vermelho. Ganhei de alguém ou comprei, já em Brasília, entre 1975 e 1980.
Tenho hoje 373 Fofoletes: 204 da Estrela; 137 da TROL e 32 da StorkBabies. As da TROL, com exceção das duas primeiras, foram adquiridas a partir de 2014.
Nesses últimos quatro anos, eu conheci bonecas que nem imaginava existirem, como as Miudinhas, lançadas pela Estrela antes das tradicionais Fofoletes, mas também consideradas Fofoletes pelo tipo de boneca que são. Da TROL eu conhecia somente as tradicionais e os palhacinhos pequenos, mas descobri Minuches, Abracinho (Agarradinhas), palhaços grandes (Pirulito), Gisele, Coelhinhos e a diversidade de cores e combinações de pijaminhas, cachecol e pompom das tradicionais. 

Palhaço Pipoquinha e Fofolete Verde-água - TROL
Miudinhas - ESTRELA

4. Existe aquela que é a mais querida ? 

Gosto muito das Minuches, a big-Fofolete da TROL, de 16cm. Tenho cinco delas. Gosto da Miudinha, lançada pela Estrela ainda nos anos 80, e que só conheci depois de 2014. Gosto muito ainda de uma série de oito, da Estrela, muito colorida, que descobri por acaso pela internet e parece que foi feita para ser distribuída como brinde. É uma série que não tem nome - todas as coleções da Estrela têm uma denominação e diferentes características.

Coleção Minuches - TROL
Coloridas da Estrela

5. Onde e como você as guarda ? 

Guardo em caixas de diversos tamanhos, em geral tipo guardo-tudo dividida em 25 partes, com tamanho ideal para uma Fofolete meio sentada. Por enquanto ficam dentro de um armário, com produtos contra mofo e outros cuidados, afinal são todas antigas e feitas de tecido. Penso em criar uma estante ou algo que abrigue todas em exposição permanente.



6. Qual a última boneca a chegar em sua coleção ? 

Comprei em 2015 a última coleção lançada pela Estrela naquele ano, das Princesas Disney. Mas ainda adquiri outras de lá pra cá. A última boneca foi da TROL, de pijaminha cor-de-rosa claro, "parecida" com outras da mesma cor, mas com as mãos, cachecol e pompom de cores diferentes. Afinal, colecionar bonecas é também descobrir pequenas diferenças e ir atrás delas.

Olhos de vidro - TROL
Coleção Fofoletes Princesas Disney - ESTRELA

7. Você já precisou fazer algo engraçado ou curioso para conseguir alguma boneca ? 

Só resolver problemas com vendedor online picareta. Comprei umas bonecas de um casal que fazia comércio Brasil-Holanda-EUA e que demoraram uns quatro ou cinco meses para chegar. Na época as regras do Mercado Livre não eram tão rígidas em relação a esses problemas.

Fofolete Abracinho - TROL
 Coleção Fofoletes Pipoquinha - TROL

8. Quais as principais diferenças entre as Fofoletes TROL e as Fofoletes da Estrela ?

As maiores diferenças entre elas são os chamados "olhos de vidro" das bonequinhas da TROL e a grande variedade das coleções das bonecas da Estrela, que sempre investiu na produção de caixinhas diferenciadas, nos folhetos e no material de divulgação para cada coleção. As diferenças aparecem também na "hora do banho": as da TROL são mais fáceis de desmontar quando precisamos higienizar as bonecas; as da Estrela não aceitam um pano com álcool no rosto, porque podem perder os olhos kkk. Quanto ao material, as da TROL nunca perdem os pompons dos chapeuzinhos; as primeiras da Estrela perdiam facilmente os acabamentos, como os pompons e os lacinhos no pescoço. 

As primeiras da Estrela
Coleção Coelhinhos - TROL

9.Você tem bonecas desejadas ou que faltam na coleção ? Quais ? 

Quero conseguir uma Abracinho (Agarradinho) da TROL na cor bordô. Mas os meus objetos de desejo são exemplares de duas coleções Coração da Estrela: faltam quatro bonequinhas da série de 2004 e cinco da coleção de 2007. As outras duas coleções Coração (2002 e 2006) eu consegui completar.

Coleção Fofoletes Coração - ESTRELA
Coleção Fofoletes Coração - ESTRELA

10. Entre as atribuições de colecionador de bonecas, qual atividade você mais gosta de fazer ? 

Organizar as coleções e criar cenários e situações para fotografar as bonecas e postar no Instagram. Gosto também de pesquisar sobre as bonecas e com isso fiquei sabendo que quase não há registros sobre Fofoletes, a não ser os fornecidos por pessoas que conviveram com elas desde os anos 70/80.

Coleção Stork Babies Canadenses
Fofoletes Bolinhas - TROL

11. Você tem alguma outra coleção ? Qual ? 

Coleção só de Fofoletes, mas tenho alguns exemplares de coleções de fast food, como Smurfs e a turma do Chaves do Bob's; bonecos e outras peças do McDonald, mas nada sistemático; alguns Minions



12. Você já sofreu preconceito por ser colecionadora de bonecas ?

Não. As pessoas acham curioso eu colecionar bonequinhas; minhas filhas acham engraçado eu dedicar parte do meu tempo para elas, mas nada que pareça preconceito. 

Coleção Fofoletes Flores - ESTRELA
Coleção Fofoletes Flores - ESTRELA

13. Você poderia compartilhar conosco alguma rede social sua ?

❤❤ Blog Aqui ❤❤
❤❤ Flickr Aqui ❤❤
❤❤ Instagram Aqui ❤❤

Coleção Fofoletes Fadas - ESTRELA
Coleção Fofoletes Sorvetinho - ESTRELA

14. O que alimenta sua paixão por bonecas ? 

Eu acho as Fofoletes muito bonitinhas e ter um monte delas dá a impressão de que estou preservando a memória do brincar e ser criança. E principalmente a oportunidade de compartilhar essa paixão com tantos bonequeiros pelo mundo.

Coleção Fofo Sítio do Pica Pau amarelo - ESTRELA
Coleção Fofo DisneyESTRELA

15. As bonecas fizeram parte da sua infância ? Fale um pouco. 

Eu não tinha muitas bonecas. Brincava sempre com uma de cada vez. Eram bonecas grandes: tive uma Beijoca; um boneco do tamanho dela do qual não me lembro do nome; e as outras menores de borracha. Gostava de inventar roupinhas para elas, que costurava à mão ou pedia pra minha mãe passar na máquina. Gostava também de bonequinhas de papel e até criava algumas, com aquelas abinhas nos ombros e quadris para fixar as roupas.

Coleção Fofoletes Dark Fashion - ESTRELA
Coleção Coelhinho Fofoletes - ESTRELA

16. Você ganha bonecas de presente ? De quem ?

Costumo dizer que a coleção é minha e de minha irmã, grande entusiasta de Fofoletes. Se depender dela não sobra nada no estoque do Mercado Livre. Fica sempre antenada nas vendas de bonecas online e já me alertou sobre raridades que eu queria. Chegou até a comprar várias enquanto eu ficava pensando se comprava ou não.

Coleção Fofoletes Signos - ESTRELA
Coleção Fofoletes Signos - ESTRELA
Coleção Fofoletes Princesas Disney - ESTRELA
Coleção Fofoletes Sereias - ESTRELA
Coleção Fofoletes Fadas e Coleção Fofoletes Pedras de Sorte
Coleção Fofoletes Seleção do Mundo - ESTRELA
Coleção Fofoletes Bailarinas - ESTRELA
Coleção Fofoletes Frutinhas Chaveirinho - ESTRELA
Coleção Fofoletes Pedras da Sorte - ESTRELA
Minuche e Fofoletes - ESTRELA E TROL
Minuche e Fofoletes - ESTRELA E TROL
Fofolete da ESTRELA

Marba, querida,
como faço para agradecer sua disponibilidade em 
me conceder essa entrevista maravilhosa e colorida
para meu bloguinho ??!! Que encantamento senti em 
registrar sua história, escolher cada foto, ler e reler cada
resposta! Muito obrigada, minha amiga! Que você sempre 
tenha tempo, motivação e inspiração para sua coleção de 
Bonequinhas da Sorte!
Beijo grande


Abraço fraterno.

18 comentários:

  1. Hola Érika, que bien que has regresado, espero que hayas disfrutado de tus vacaciones :-)
    Una ntrevista encantadora, me encanta el colorido es estos pequeños muñequitos, realmente es como coleccionar arco iris.
    Besos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Ana, querida!
      ¡Qué bueno volver! Me encantó conocer Buenos Aires y voy a preparar un post muy bien.
      Las Fofoletes realmente forman un hermoso arco iris. Me gusta mucho la minúscula, que son las más grandes.
      Abrazo.

      Excluir
  2. Precioso reportaje,me encantan estas muñequitas.
    Besoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Qué bueno que te gustó, Francis!
      Estas pequeñas son unos amores.
      Besos!

      Excluir
  3. ¡Hola Érika! Me alegro de que estés de vuelta y con una entrada tan bonita; me ha gustado conocer a Marba y a sus bonitos Fofoletes, hay una variedad enorme. Me ha parecido muy bonito que ella y su hermana compartan la afición.
    ¡Besos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Marina, estoy muy feliz de regresar, aunque vaya, poco a poco, poniendo las cosas en orden.
      La colección de la Marba es maravillosa, no sé cómo ella consigue ser tan detallista en ese mundo colorido de las Fofoletes.
      También quería tener una hermana animadora-apasionada como ella.
      Besos para ti.

      Excluir
  4. Hola Erika, me alegro de volver a verte por aquí.
    Los Fofoletes son unos muñecos muy alegres , con tantos colores .
    Un saludo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Hola, Maribel!
      Estoy muy feliz de regresar y con novedades para contar.
      Las Fofoletas alegra nuestro corazón con tantos colores y los rostros simpáticos.
      Abrazo.

      Excluir
  5. Marba, que coleção maravilhosa, que capricho, que bom gosto e cuidado em todos os detalhes!! Amei conhecer melhor suas meninas e a maneira como você cuida delas. Adorei as caixinhas organizadoras com todas lá dentro! Dá um colorido lindo e uma impressão de limpeza e organização que me encantam! Então você também escreve? Que maravilha!! Que dom! As suas fotos são sempre muito lindas! Amei sua coleção e sua história. Você é uma colecionadora incrível!! Obrigada por compartilhar!! Obrigada, amiga Erika por mais este tesouro que você nos apresentou!! Beijos para vocês!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juli, eu fiquei admirada com a coleção, organização e memória da Marba!
      Como são muitas e algumas bem parecidas, precisa ter olho treinado e método para não se perder.
      Fico feliz que você tenha gostado da postagem.
      Beijo grande!

      Excluir
    2. Amigas queridas, Juli e Érika, fico feliz de ter passado informações sobre as pequeninas. Amei a publicação. Vou colocar um link no meu blog. E oi Juliana vamos continuar alimentando os blogs né. O Instagram é mais prático mas os blogs têm um espaço ótimo pra divulgar nossas coleções. bjs meninas

      Excluir
  6. Qué simpáticas muñecas y cuánto colorido!! Yo tuve una de este tipo de muy pequeñita, y la perdí a los dos días en la calle, porque la llevaba conmigo debajo del abrigo y fui a hacer un recado y se me cayó sin darme cuenta. Lloré un montón y aún la recuerdo de lo bonita que era. Con ese mismo tipo de cuerpo y un pijamita rojo.
    Besos para ambas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Ah, Rosana, qué pena perder tu muñequita, imagino cómo te has triste!
      El colorido y la dulzura de ellas nos traen alegría.
      Abrazo para ti.

      Excluir
  7. Pero que Maravilla!!! Un placer conocer a Marba y a su espectacular colección de Fofoletas, Son unas fotos preciosas y es increíble ver tantas fotos tan bonitas y llenas de colorido ¡¡Me encantan!!
    Yo también comparto afición con mis hermanas y es muy divertido, nos une mucho.
    Gracias Ërika por esta entrada, me ha encantado
    ¡¡Vivan las muñecas!!!
    Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Ah, Itzi, qué delicia leer sus palabras! Me siento muy feliz que te haya gustado la entrada.
      Un mundo colorido y dulce es lo que queremos. ¡Viva las muñecas!
      Beso grande para ti.

      Excluir
  8. querida Érika, um pouco atrasada depois desta maravilhosa postagem, quero agradecer seu carinho e capricho com tudo que faz. Vou agradecer um a um os comentários, mas especialmente a você, pela oportunidade e por compartilhar o espaço e o amor às bonecas. Foi bom dividir com você essa minha paixão. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que sou grata por deixar o Dona Vovó mais alegre com o colorido da sua coleção.
      Seu blog é único, que ele continue nos informando e encantando. Nunca desista dele.
      Abraço grande.

      Excluir