18

RITA - UMA BONECA DA MINHA INFÂNCIA

Oi! Tudo bem ?

Imagino que toda bonequeira tem lembranças alegres e tristes, doces e amargas, de suas bonecas de infância. Aquela bonequinha que você ganhou e guardou ou uma muito amada que sua mãe colocou na caixa de doações sem você ver, e outras que povoam nossa história.

Eu tenho muitas histórias e vou contar sobre a Rita da minha infância. Já falei rapidamente sobre ela Aqui, mas como a postagem de hoje é sobre a minha Rita atual, acho oportuno trazer mais uma vez essa lembrança.

Tudo aconteceu no Natal de 1973, quando eu estava com 5 anos e ainda acreditava em Papai Noel. Escrevi minha cartinha pedindo uma boneca Mãezinha. Ela havia sido lançada há pouco tempo e era uma das bonecas mais desejadas pelas meninas brasileiras da época, mas infelizmente também uma das mais caras. Aguardei ansiosamente e qual não foi minha decepção quando recebi uma Rita igual a que está abaixo. 




A tristeza tomou conta de mim e abri um chororô. Mamãe tentou contornar a situação colocando a Valentina nos braços da Rita, mostrando que ela também poderia ser uma boa mãe, mas não me convenceu. Chorei mais ainda e fui dormir desconsolada. Já na infância aprendemos que as desilusões não poupam nenhum ser, não é verdade ? No dia seguinte, acordei mais conformada (acredito que o Pai que nunca nos abandona conversou comigo durante o sono) e fui brincar com a minha nova parceira. A Rita foi muito amada, uma constante companheira. 

Mas isso ficou no passado e hoje tenho outra Rita aqui comigo.




Rita é uma boneca da Brinquedos Estrela, fabricada na década de 70. Mede 48cm. Tem a cabeça de Vi-vinil e os braços, pernas e corpo de plástico inquebrável. Possui articulação padrão e voz de mamãe (choro). Seus cabelos são enraizados e penteáveis. Possui olhos de dormir que podem ser castanhos, verdes ou azuis, cílios superiores enraizados e os inferiores pintados, assim como as sobrancelhas. Levemente maquiada. Vinha acondicionada em uma linda caixa litografada com janela e protegida por plástico transparente. As roupinhas são lindas e confeccionadas com material de qualidade razoável. Usa meias, sapatinhos e, às vezes, lacinho no penteado.

Olhos verdes


Comprei ela no Mercado Livre, em bom estado, mas sem roupa original e meias. O cabelinho está ressecado, mas resolvi mantê-lo original, vou cuidando devagar, se não melhorar, reimplanto. Por ser uma boneca popular, ela resistiu muito bem ao tempo.

Como chegou
 ❤ Muito linda
Imagens de catálogos




Existe outra boneca Rita, da Brinquedos Estrela, que foi fabricada nos anos 80. As principais diferenças entre as Ritas é o tamanho, a Rita anos 80 mede 63cm, e o molde da cabeça é outro, com um rostinho mais de mocinha. 




Ambas são lindas, não achas ? São mais duas bonecas que fizeram parte dos sonhos de muitas crianças, cada uma em sua época.

Abraço fraterno.

18 comentários:

  1. Respostas
    1. Recordar es vivir también, ¿no crees?
      Gracias por tu comentario y visita.

      Excluir
  2. ¡Hola Érika! Creo que muchísimos niños nos hemos llevado desilusiones respecto a los regalos, yo también tuve rabietas por no tener lo que había pedido, pero luego comprendí que eran buenos regalos y me acabaron gustando.
    Rita es una muñeca preciosa y es una suerte que la hayas recuperado.
    ¡Besos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marina!
      Você tem toda razão, afinal o que seria do ser humano se não enfrentasse desilusões ? É importantíssimo para a formação e isso começa justamente nos conflitos da infância.
      Beijos!

      Excluir
  3. Hola Érika, yo, la verdad es que nunca me he sentido decepcionada cuando recibía regalos, siempre me compraron las muñecas que más deseaba, pero la tristeza más grande la he tenido cuando pienso en todos los juguetes, libros y muñecas que regalé al llegar a la adolescencia y que hoy me gustaría tener.
    Afortunadamente, en la edad adulta ya no tenemos que depender de los demás para tener las muñecas que queremos.
    Besos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Que bom você ter tido suas bonecas desejadas! Eu também tive muitas coisas, entre elas algumas bonecas, que gostaria de ter guardado. Que falta me fazem!
      Beijos!

      Excluir
  4. Nossa tive uma da década de 80 minha irmã caçula estragou o cabelo dela e fiquei muito triste até hj sinto falta da Rita minha comprou com dinheiro do salário era diarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Cristina, sinto muito por ter acontecido isso. Dói no coração, eu sei!
      Procura uma no Mercado Livre para ver se te agrada e te faz companhia.
      Abraço.

      Excluir
  5. boa noite, gostaria de saber se vc tem a boneca rita de nº 10.69.16 ano 1976 estou em busca dessa boneca que foi um presente da minha saudosa maezinha ela lutou muito pra comprar,acabei tendo que desfazer dela qdo criança para uma criança carente, hoje ao ver a boneca chorei muito, minha ma~e faleceu há dois anos queria comprar essa BONECA recordar de minha mãe, tenho 58 anos e as vezes conserto bonecas velhas para crianças pobres,sempre gostei de boenecas mas ao ver a rita me deu saudades da minha maezinha será que vc teria dela pra vender, só serve a de vestido com florzinha e lista que foi meu presente de criança, ficaria muito grata se vc pudesse me ajudar.
    att,
    Maria celia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Celia, desculpe a demora em responder. Infelizmente não tenho essa boneca. Espero que vc consiga.

      Excluir
  6. Tenho 55 anos e qd criança a Empresa ICOMI situada no Amapá presenteava as crianças no natal e minha irmã ganhou a Rita n.10.69.17. Sobrou apenas o macacão. Tb ganhei uma mas lembro apenas que tinha os cabelos castanhos. Que sdds...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bela lembrança! Imagino que vcs brincaram muito com suas Ritas...

      Excluir
  7. Eu recebi de Natal uma Rita exatamente igual a essa, justamente no mesmo ano que você.1973. Na verdade, fazia um ano que eu desejava essa boneca e minha mãe ganhou um cofrinho e começou a colocar moedas nele até resultar nos 13 cruzeiros, que foi o preço da boneca. Fui com minha mãe até o supermercado do bairro(sim, vendiam brinquedos lá) e finalmente trouxe minha boneca para casa, no dia 24/12/1973. Eu tinha 8 anos...e foi um dos dias mais felizes da minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, na mesma data, a mesma boneca!! Muito obrigada por compartilhar sua lembrança aqui!! Grande abraço.

      Excluir
  8. boa noite ,eu ganhei a boneca maezinha1979,mas minha tia, nao deixava brincar para Não estragar Minhas primas quebrararm a boneca. Eu sempre gostei de brincar com bonecas simples ,que eu podia levar pra todo lugar sujava lavava e voltava a brincar, sem preocupar se ia quebrar ou Não. no fritar dos ovos a boneca Maezinha ou que sobrou dela foi queimada qdo Minha mae soube que estava gravida solteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sinto muito que você tenha essa triste lembrança relacionada a Mãezinha. Espero que o ocorrido tenha sido superado.

      Excluir
  9. Que top este blog . Eu morava no sítio e qdo passei para o 4 ano o patrão do meu pai pediu para eu escolher presente , pedi uma boneca e ganhei uma Rita linda q tenho até hoje muito bem cuidada , ela te 51 anos . Foi uma felicidade ter ganho está boneca .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que satisfação ler sua postagem. Fico feliz que tenhas gostado do blog e mais ainda em saber que você continua com seu tesouro. É um tesouro, não é? Gostaria de vê-la. Me envia uma foto dela por email erika.vgb@gmail.com Abraço.

      Excluir