6

FEIJÃOZINHO VOLTOU!

Oi! Tudo bem ?

Chegou esses dias um novo Feijãozinho para minha coleção, o relançamento da Brinquedos Estrela 2020.

Como existem algumas pequenas, mas importantes diferenças,  entre os Feijõezinhos antigos e o atual, resolvi fazer mais uma postagem sobre eles.



Com essa entrada abaixo, abri uma postagem em 2019 (Aqui) que fala mais detalhes dos antigos. Passa lá pra recordar. 

Feijãozinho é doce, é colorido, é alegria!
Tem gosto de saudade e de infância.
Tem lembrança de cheiro de boneca nova.
Você tem essa lembrança ?
Posso viver cem anos e nunca esquecerei. Não quero esquecer!
Feijãozinho é alimento para a minha alma de criança.

Feijãozinho 2020 mede 32cm, ou seja, são 4cm a mais que seus irmãos mais velhos. Seu corpinho é revestido de plush, uma malha macia. Esses círculos que imitam botão, são de feltro bem macio e pregados com pontos de linha. Alguns Feijõezinhos antigos tinham bolinhas fofinhas como botões, mas acredito que essas deixavam a desejar no quesito segurança, tão valorizado nos dias atuais.  


O enchimento do corpo é quase todo de espuma acrílica, deixando ele bem mais leve. Na região do bumbum, dentro de uma espécie de saquinho retangular, estão as bolinhas que antes preenchiam os antigos. Essas bolinhas também deixavam o Feijãozinho anos 80, bem mais gostoso de abraçar  e apertar.



Observe que os mais antigos possuem um bumbum bem marcado e saliente, o que permitem que eles sentem sem dificuldade. Já o atual, mal fica sentado sem apoio.

Falsos botões
 Renda de malha nos punhos do pijama
 Carequinha com franjinha loira
Olhos, sobrancelhas e cílios pintados

Olhos mais abertos devido a leve mudança na pintura, lábios mais grossos deixando a boca "maior", nariz pequeno e achatado como os antigos.

 Caixa atual
Qual te agrada mais ?
 ❤ ❤ ❤
 Armário de bonecas

No vídeo abaixo mostro duas outras diferenças: a ausência do apito e o vinil mais duro usados no boneco atual.


* * * * *

Algumas informações foram-me dadas por outra colecionadora de bonecas, a Cristina Miranda Aguillera, que é uma apaixonada pelos Feijõezinhos. Transcrevo parte do seu comentário para mostrar como guardamos doces lembranças a respeito das nossas queridas bonecas. 

"Acho que o nome do tecido é malha de Plush. Antigamente, era chamado de plushinho. Usado para os rostinhos de bonecas de pano, pijamas e ursos de tecido... os nomes podem ter mudado, mas era assim que minha mãe pedia quando comprava pra fazer bonecas artesanais. O enchimento do Feijãozinho mudou... antes, fazia barulhinho, representava bolinhas de sagu. Era gostoso de pegar e escutar, era adorável sentir a textura. Notei que só tem o material no bumbum agora. Dentro de um retângulo de tecido. Devem ser exigências de segurança. Mas gostei do meu Benício."

Obrigada por sua colaboração, Cristina! 
Suas informações e imagens tornaram essa postagem mais bela. 



Abraço fraterno.

6 comentários:

  1. ¡Hola Erika! Estos muñecos son una ricura, no los conocía y debieron hacer muy felices a los niños de su época, espero que con el relanzamiento vuelva a suceder. Tienen una cara que provoca alegría y da ganas de abrazarles. Todos son muy bonitos y el nuevo es bastante similar al original. Lo que me ha sorprendido es que solamente tenga pelo en la parte delantera... Y tampoco esperaba que fueran tan grandes, hasta que no he visto la imagen de la caja con él y el bebé los imaginaba más pequeños.
    ¡Besos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Marina!
      Son amores, ¿no es así? Sí, tuvieron mucho éxito en los años 80 y también espero que continúen haciéndolo ahora. Su relanzamiento fue una gran alegría para nosotros, los coleccionistas.
      Encajan perfectamente en un abrazo.
      Me alegra que te hayan gustado.
      Besos.

      Excluir
  2. Ay, qué cara tan simpática tienen estas muñecas! Seguro que han hecho felices a muchas niñas y niños por su cuerpo blandito y su cara tan llena de alegría.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Son muy amorosos y achuchables. Qué curioso que sólo tenga pelo en la parte delantera, eso obliga a llevar siempre gorrito. Me gustan más los antiguos con los labios más finos.
    Besos

    ResponderExcluir
  4. Hola Erika
    Qué cara más simpática tienen estos muñecos y con el cuerpo tan blandito dan ganas de darles un abrazo.
    Besitos y otro abrazo para tí

    ResponderExcluir
  5. Lindos! Amo o Feijãozinho, tenho um amarelinho.

    ResponderExcluir