22

PAPEL DE CARTA

Oi! Tudo bem ?

O que é papel de carta para você ? Tenho total certeza que sua resposta vai depender da década que você nasceu.

Será um simples item de papelaria ? Ou um objeto escolar ? Para alguns, talvez seja apenas isso, mas para muitos daqueles que nasceram no final dos anos 60 até os anos 80, papel de carta representa bem mais que algo tão simplório.

Para mim, nascida em 1968, é um objeto carregado de memória afetiva, algo que possui um valor emocional enorme e, sim, posso dizer que é um pedaço vivo da minha história. Papéis de carta sempre fizeram parte do meu mundo, até os dias atuais. Hoje, não os carrego comigo, mas estão guardadinhos e, eventualmente, reorganizo a pasta onde os guardo e sinto aquele afago na alma. Como é bom e como me traz paz esses momentos! ❤


Guardar papéis ilustrados, dos mais diferentes temas e personagens e, às vezes, até perfumado, em uma pasta com sacos de plástico para protegê-los, era uma diversão para muitas adolescentes nos anos 70, 80, e que é lembrada por essas com carinho até hoje. Sem dúvida, eles marcaram uma época onde não existia e-mail, redes sociais, celular, WhatsApp. 

Mas engana-se quem pensa que eles eram usados. Eles eram colecionados! Aquela pasta que falei logo acima, era protegida com a própria vida, tamanho era o seu valor. Aceitava-se apenas trocar com as amigas, pois sempre existia aquele papel raro ou desejado, já que toda coleção precisa crescer. Para isso, cada menina tinha seu estoque dos "menos lindos" ou os repetidos e assim, munidas, iam determinadas à conquista. Algumas ostentavam pastas gordíssimas, infelizmente nunca estive nesse grupo.

Nessas décadas citadas, colecionar era uma atividade muito natural, posso até dizer que estranho era aquele que não colecionava nada, já que o colecionismo fazia parte da nossa diversão, proporcionava oportunidades de fazer novos amigos e era incentivado por muitos pais. Papel de carta, chaveiro, selo, cartão postal, caixa de fósforo, ficha telefônica, moeda e cédula antigas, figurinha, calendário, gibi, alguns tipos de brinquedos e tanta coisa mais que pudéssemos juntar, era uma fonte de prazer. Tinha mãe que reclamava da quantidade de quinquilharia guardada kkkkk e também tinha aquelas crianças que não colecionavam, mas conseguiam muitos itens colecionáveis para vender e ganhar o dinheiro do lanche. Tudo isso era tão saudável e prazeroso que só de lembrar dá vontade de voltar no tempo!

Então, com muita satisfação, trago meus papéis de carta para que você recorde e aprecie, se és da minha geração. Se não for, aprecie também, pois te garanto que beleza e doçura é o que não falta nessas imagens. 💖    

Com envelope ? Prazer duplicado

 Folhas duplas ? Amooo




 ❤ ❤ ❤
 Envelope lindo

 Doces mensagens





 Papel de carta aerograma

❤ July Pop 😀
A medida do amor é não ter medidas


 Pura nostalgia


Os mais que lindos




Esses são os meus xodós



Os queridinhos




 Personagens cobiçados


Interior do envelope decorado




 Notinhas



 Muitas formas, tamanhos, pautados ou não
Envelopes avulsos









Comprar, pegar, cheirar, guardar, olhar repetidas vezes.
Ações carregadas de emoção e ternura.


Abraço fraterno.

22 comentários:

  1. Ah Erika, quanta arte e amor nessa coleção!!! Não é sem motivo que vc hoje gosta de scrapbook e de bonecas. Tudo tem a ver. Amei cada um deles, os desenhos maravilhosos, os textos, os detalhes. Não cheguei a colecionar, sou de uma geração "mais antiga", kkk, mas conheci quem colecionava e achava lindo. Parabéns amiga por conservar a ternura em tempos tão duros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Marba, que palavras doces você deixou aqui pra mim. Muito obrigada, amiga!
      Pois é, essas coisas bobas para muitos me encantam, sou feliz "mexendo" nelas.
      Beijo grande.

      Excluir
  2. Hola Erika, tienes muchos papeles de cartas y todos muy bonitos y muy bien conservados, yo también tengo algunos de cuando era pequeña a ver si hago una entrada en mi blog con ellos para que los veas.
    Besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Maribel!
      Sí, haga una publicación con su papelería, me encantará verla.
      Me alegra que te haya gustado el mío.
      Besos.

      Excluir
  3. ¡Hola Erika! Tienes una colección preciosa, me gustan todos los papeles y sobres, aunque siento debilidad por los de las muñecas de papel que pueden vestirse. En mi caso, cuando era niña siempre coleccionaba cromos o photo-cards (son del estilo de las postales); era muy divertido ir a comprar un sobre, esperando encontrar algún modelo especial, brillante, con purpurina, transparente... Pero muchas veces tenías muchos repetidos. También me encantaba intercambiarlos a la hora del recreo. Tengo casi todas las colecciones guardadas, a mí también me traen buenos recuerdos.
    ¡Besos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Marina.
      ¿Viste lo hermosas que son las muñecas y tienes espacio para escribir? También coleccioné muñecas de papel, con sus ropas para cambiar. También me gustaron mucho, hoy tengo pocos.
      Me encantaría ver tu colección, debe ser algo diferente para mí.
      Hablando de postales, también colecciono. De hecho, es la colección más grande que tengo, hay más de 5,000. Desafortunadamente, perdí interés en ella.
      Besos.

      Excluir

  4. Oi Erika!
    Eu amei papéis de carta !!! Eu também tinha 67 anos, embora não tantos quanto você. Minhas sobrinhas mais velhas também colecionavam e minha filha tinha algumas, embora não houvesse mais tanto hobby. Você tem alguns preciosos. Eu amo os das casinhas e os de Chapeuzinho Vermelho !!
    Oh, que lembranças você me trouxe e que tesouros preciosos papéis.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Rosana!
      ¡Qué bueno traerte dulces recuerdos, estoy feliz!
      Es una pena que hoy ya no produzcan papeles tan tiernos como solían ser.
      Besos, querida.

      Excluir
  5. Qué cantidad de papeles! Todos preciosos. Yo también tuve muchos de niña y los usaba enviando cartas a una amiga que vivía en otra ciudad y nos veíamos en verano. Recuerdo especialmente los de la muñeca con el rostro cubierto con el gorrito.
    Besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Maramini!
      Me alegra que te hayan gustado los papeles, son realmente preciosos.
      Algunas veces se lo envié a un primo, lamenté deshacerme de ellos.
      Besos.

      Excluir
  6. Hola Erika, me encanta tu colección de cartas ilustradas. A mí también me gustan los artículos de papelería y en mi adolescencia utilicé cartas como las tuyas para escribirme con mis amigas que vivían en el extranjero. Yo adoro el papel, y creo que tienes razón y es algo generacional. En mi caso, colecciono marcapáginas, pero tengo también alguna postal de mi adolescencia, cuentos infantiles antiguos, algunas revistas para chicas de mi juventud, etc... Ahora de adulta me siguen gustando los cuadernos.

    Besos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Ana.
      También me gustan los artículos de papelería y los cuadernos, tengo algunos.
      He estado haciendo álbumes de recortes durante más de 10 años. En otras palabras, me apasiona el papel y el arte que podemos hacer con él.
      Me alegra que te haya gustado mi colección.
      Besos.

      Excluir
  7. Como me ha gustado esta entrada,: y cuantísimos buenos recuerdos me traen estos juegos de papelería. Yo soy nacida en el 65 y los recuerdo perfectamente, ¡¡me encantan! de hecho, tengo guardados algunos que he ido encontrando por mis aventuras de rastrillo, me son todo un tesoro.
    Un gran abrazo y cuídate mucho.
    Muacks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Itzi, qué alegría leer tu comentario, ¡muchas gracias!
      Es un placer saber que le gustaron los papeles y también los recogió.
      Cuídate tú también.
      Besos, besos.

      Excluir
  8. Ah garota, vc agora tem outro blog e já estou amando... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer enorme te ver aqui, Gildett!
      Fico feliz que curtas essas preciosidades daqui.
      Beijo grande.

      Excluir
  9. Érika querida!!! Que recordação maravilhosa!!! Eu colecionava e me lembro muito de alguns papéis de carta aí. Eu tive vários destes aí!! Não os tenho mais e nem sei dizer o que aconteceu. Perdi meus papéis de carta tão amados! Mas eles estão guardados na memória e no coração! Amei esta postagem!! Faz um afago no coração mesmo. ❤️❤️❤️❤️🥰🥰🥰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Juli, bom saber que vc gostou da postagem!
      Realmente é uma recordação tão gostosa, dá até pra lembrar do cheirinho do papel, né ?
      Sim, é um afago delicioso.
      Beijos e se cuide, querida.

      Excluir
  10. Conocerte ha sido un placer...Me ha encantado visitar tu blog,yo también coleccionaba juegos de papel de cartas y aún los guardo
    Tienes una colección preciosa!!!

    ResponderExcluir
  11. Erika, qué bonita colección de papeles de cartas conservas, bonita y extensa, tienes muchísimos ¡hasta Caperucita!
    Me has hecho recordar a los que tuve yo, muy queridos, por suerte conservo algunos. Gracias por traerme tan buenos recuerdos.
    Un abrazo desde "mis juguetes y moñas"

    ResponderExcluir
  12. Que lindos os seus papéis! Adoro papéis de carta, já há um tempo penso em colecionar, mas atualmente só tenho uns papéis de bilhete que comprei na Avon quando criança. Apesar de ter nascido algum tempo depois de você, tive a mesma sensação colecionando adesivos, até hoje tenho alguns poucos e sempre que mexo sinto saudades, e inclusive penso em voltar. Pra mim, colecionar é um ato muito gostoso. Infelizmente, meu lado mão de vaca grita mais alto na maior parte do tempo, principalmente porque muitas vezes os itens pelos quais me interesso acabam tendo um valor mais alto do que eu posso dispor, especialmente o frete kkkk (frete pra Pernambuco é pesado...). Conheci seu blog ontem, e adorei o aspecto nostálgico dele.

    ResponderExcluir