12

MARIA - UMA SIMPATIA DE BONECA

Oi! Tudo bem ?

Miúda. Mini doll. Pixotinha. Tiquinho. Elas sempre surgem na minha vida. Ah, como posso resistir ? Nem quero kkkk

Tudo me agrada, porque é tudo pequenininho, como era minha vovó Dapaz. ❤

Boquinha, olhinho, narizinho, mãozinha, roupinha, ... parece até que estou em sala de aula ensinando o Grau Diminutivo do Substantivo.

Observe que até o nome é miúdo. M A R I A. União de quatro letras que rapidinho a gente aprende na escola, quando também somos miudinhos.

Só não é miúdo o meu amor por elas, mas isso você já sabia. 

Chegou assim

1980/1981


A safadinha é quase toda de plástico inquebrável, só a cabecinha é de Vi-vinil. Os olhinhos, a boquinha, as bochechinhas, os cilinhos, as sobrancelhinhas é tudo pintadinho. Repara na correntinha com medalhinha, eba! Luxo dos anos 70, 80. Os cabelinhos são curtinhos e de um nylon fraquinho, porque Maria é uma bonequinha baratinha. Veio sem calcinha, a danadinha, mas os sapatinhos até que são bonitinhos. A roupinha é uma gracinha, mas bem basiquinha. Esse charme todo cabe em 17cm. Tu acredita ?

Recuperei como deu a caixa, já que estava bem judiada, mas gostei do resultado.

Agora, são duas Marias para me lembrarem de quando eu era uma menininha e brincava sozinha com minhas bonecas, esperando que o tempo parasse para nunca me separar delas.

Outras minis da Estrela, Anos 60, 70 e 80
Valentina, Marias, Nininha, Riso e Kity
Momento caixa

Catálogos de 1974 a 1982
Você sabia que também existia o João ?
Dividindo o espaço com a Tutuca que não é mini



Dividindo o catálogo com a fofíssima Kiti
Outra vez com a Tutuca



Outras Marias que encontrei por aí











Observe bem a boneca abaixo e me fala se parece com a Maria.


Com cabelo de lã, que Maria não tem


Pois é, muita gente confunde, por isso é tão importante conferir sempre os catálogos. A Belinha é dos Anos 80. Não sei informar o tamanho exato e outras características, mas fiquei curiosa e quando descobrir mais sobre ela, irei compartilhar aqui no blog.




👉 Veja postagens anteriores onde falo da Maria e outras minis da Estrela Aqui , Aqui 

👉 Você pode estranhar ver fotos não tão boas em minhas postagens, mas acho importante compartilhar o maior número possível de imagens, pois assim podemos identificar roupas, modelos de penteados, cor de sapato e cabelo, estampa e cor dos tecidos, entre outros detalhes. Muitas vezes é praticamente impossível encontrar a fonte, mas caso veja uma foto sua aqui, é só me falar que darei os devidos créditos.

Abraço fraterno.

12 comentários:

  1. Oi, Erika!

    Achei a Maria uma gracinha, pois também sou apaixonada por bonecas de pequeno porte! Na verdade, não me canso de admirar a beleza e a qualidade dos brinquedos sobretudo das décadas de 70 e de 80, o que, de certo modo, frustra-me, já que eu gostaria muito de ter vivenciado esse período, cuja conjuntura, como um todo (no que se incluem produções artísticas, como músicas e novelas, além de costumes e de modismos), sempre me fascinou. De qualquer modo, devo me contentar com o fato de ainda ter podido testemunhar os anos 90, que acredito haver sido o último período realmente decente para aproveitar, de fato, a vida. (Perdoe-me pelo desabafo!)

    Abraços,
    Karen

    http://tudoquemecomove.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karen, concordo plenamente com você. Tenho três filhas nascidas nos anos 90 e elas também se queixam. Estamos vivendo uma total falta de valores.
      Acho que é por isso que valorizo tanto minhas lembranças.
      Obrigada por seu comentário.
      Abraço grande.

      Excluir
  2. ¡Hola Erika! Me encantan las muñecas pequeñitas de aquella época, con esos rasgos pintados tan dulces y pícaros. Tu María es adorable, como todas las demás, y me gustan mucho las ilustraciones de la caja.
    ¡Besos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Hola Marina!
      ¡¡También me gustó mucho la caja !! Buenos momentos que hasta la caja fue un regalo.
      Amo mucho a estos pequeños.
      Besos.

      Excluir
  3. Oi Erika!
    Esta Maria é uma boneca preciosa. Me encanta!!! Parece um pouco com a nossa Cherry ou com as nossas Barriguitas, lembra-me o seu rostinho. O penteado dele é muito parecido com o meu, embora eu o use mais curto.
    Bem, que sorte você achou, eu acho que é lindo !!
    Beijos para ambas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosana!
      Agora quero conhecer a Cherry, vou pesquisar.
      Fico feliz que tenhas gostado da Maria.
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi Erika! :) Que boneca linda !! Não os conhecia, como a Marina falou acima, a caixa é linda !! Sempre descubro bonecas fofas graças ao seu blog. Um grande abraço, vou passar algumas semanas de férias. Muitos beijos amiga !! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucia!
      Tudo é tão fofinho, não é ? A caixa é um primor, me apaixonei!
      Boas férias, minha boa amiga.
      Beijos.

      Excluir
  5. Hola Erika, es una muñeca muy linda y adorable, tiene muchos modelitos, algunos muy bonitos, como dice Bunnylu en tu blog siempre descubro muñecas nuevas.
    Besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maribel!
      São tão fofas, não é ? Mas essa não descobri agora, pois tive na infância, lá pelos anos 70.
      Fico feliz que tenhas gostado.
      Beijos.

      Excluir
  6. Ah Erika, que gracinha a Maria e as outras pequetitas que você tem. Tipo tamanho de uma Minuche, mas com movimentos. Você descobre uns tesouros escondidos pela vida hein. Gostei mesmo e sua coleção fica cada vez mais preciosa e diversificada no tema bonecas. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marba querida!
      Essa é uma das pixotinhas que tenho lembranças muito nítidas das brincadeiras. Isso as vezes me impressiona, essas lembranças tão fortes...
      Fico muito feliz que você também goste dessas "coisinhas"!
      Beijos pra tu.

      Excluir