11

NANCYS QUIRÓN

Oi! Tudo bem ?

Tenho duas beldades para apresentar. Elas estão comigo desde 2020, mas só agora concluí o post e posso trazê-las aqui. Comprei de uma colecionadora brasileira que morou na Espanha.

São uns tesouros, não são ?

Mas vamos ao detalhes!! E fotos, muitas!!

Ambas fazem parte de uma campanha lançada em 2000 e que foi até 2005, chamada Nancy pelo Mundo, mas que os colecionadores chamam de Nancys Quirón. Quirón, na verdade foi a empresa responsável pela distribuição.

Abrigo de Paseo 2002

Um lindo casaco lhe dá o nome. O conjunto é bem feito e de boa qualidade.


Os cabelos dessa moça são maravilhosos, super macios, não embaraçam e tem muito brilho, apesar de não aparecer nas fotos. São enraizados e fartos. Amei o penteado.



Imagem do catálogo


Muito loira, inclusive os cílios. Seus olhos cinza tem um encanto extra. Usa sombra azul claro, seus lábios são pintados com gloss discreto e possui brincos delicados. Muitíssimo mimosa. 


Nancy Faralaes 2000
Uma Nancy morena para chamar de minha! 

Apesar de ter gostado muito da Faralaes, tenho que admitir que a Abrigo apresenta algumas vantagens. A cabeleira loira é mais sedosa e quase não embaraça. O tecido da dançarina de flamenco é sintético e encorpado, com o bico rendado de algodão. O xale é de cetim.

Mãos lindas e perfeitas segurando as castanholas
Detalhes fofos sempre me enternecem
Exuberante
Belos olhos castanhos

Um leve sombreado azul é um dos detalhes que aparecem em todas as Nancys Quirón. Bochechas rosadas e bocas apenas com brilho. Possuem cabeça e braços de borracha, pernas e tronco de plástico. Articulação padrão no pescoço, ombros e pernas. Medem 42cm. 

Imagens das caixas encontradas na internet 


E aqui com as minhas New Nancys e meus bebês Chiquitines, anos 60 Aqui.




Nancy é uma boneca manequim criada pelo designer espanhol Tino Juan. Sua antecessora foi a Pierina (56cm). Nancy é um pouco menor, mede 42cm e tem jeitinho de adolescente, com a doçura do seu rostinho, embora alguns de seus variados modelos representem uma boneca a frente do seu tempo.

Existem bonecas que são apenas bonecas e decididamente a Nancy não faz parte desse grupo. Nancy tem história, tem personalidade, família, amigos, profissão, estilo. Nancy tem vida, e que vidão! 

Por isso, eu ficaria frustrada em apenas colocar fotos e descrição dessas duas e não falar um pouco mais, dividir o que descobri recentemente. Mas também não tenho conhecimento suficiente para contar detalhes, sendo assim, tracei uma linha do tempo com alguns pontos que julgo importantes em sua trajetória. Nessas outras postagens Aqui você encontra mais informações sobre Nancy. 

LINHA DO TEMPO DA NANCY

1968
Em 8 de junho foi apresentada à sociedade e logo depois iniciou-se a sua comercialização numa caixa belíssima e cara, prejudicando um pouco as vendas. O fabricante a simplificou tornando-a mais acessível.


1969
Foram lançados vários looks, cheios de detalhes e beleza. Sapatos e bolsas, apliques para penteados sofisticados. Tudo vendido em caixas separadamente e acompanhados de um catálogo para estimular o desejo de ter mais itens.



1973
Surgiram os móveis e um guarda-roupa ampliado, de dar inveja.


1974 e 1975
Alterações foram feitas na Nancy: molde do rosto, olhos, cabelos e corpo. Também em 1974 foi lançada a Nancy negra e a gueixa.


1976
Surgiu a Nancy com articulação na cintura e sua fabricação foi até o início dos anos 80. Nesse mesmo ano nasceu sua irmãzinha de 33cm, a Lesly.

❤ Muita fofura ❤

1979
Lucas, o amigo da Nancy foi lançado e vinha com conjuntos de roupas e acessórios também. Acho ele um gato!


1984
Lançaram as Nancys com pernas flexíveis. As pernas possuem uma estrutura metálica forrada por uma borracha esponjosa que permite dobrar os joelhos.

1996
Nancy deixou de ser fabricada, mantendo-se apenas as Nancy Primera Comunión.


2000
Nancy voltou com uma campanha "Nancy e o Mundo", com características de diferentes partes do planeta, em caixas rosas, vestidos de qualidade e detalhes surpreendentes, como seus olhos pintados. Essa coleção foi até 2005, com edição limitada e de alta qualidade, distribuída pela empresa Quirón. É uma coleção extremamente apreciada por colecionadores.


2006
Surgiu a New Nancy (assim chamada pelos colecionadores), com um novo design, totalmente diferente da clássica Nancy. A boneca também é mais alta 2cm. A Famosa mantém o nome Nancy, oficialmente.



2008
No 40° aniversário da Nancy, foi lançado um pack comemorativo com duas bonecas e também reedições da Nancy antiga.


2009
Nancy Blue Jeans foi a escolhida entre 20 mil pessoas para ser o relançamento do ano. Ela é negra, tem cabelo afro, veste calça jeans e camiseta. Maravilhosa!

Essa foi a primeira

2011
O estilista espanhol Ion Fiz, que muito jovem já fazia vestidos para as Nancys de sua irmã, criou a "Nancy by Ion Fiz" e seis anos mais tarde a "Nancy Ion Fiz Bridal Collection". Também foi o ano que o feitio das bonecas voltou para a Espanha, melhorando bastante a qualidade.



2012
Ano que foi relançada a Flamenca, que admiro muito.


2013
Nancy completou 45 anos e a escolhida como edição comemorativa foi o modelo Gran Gala, uma belíssima ruiva.


2016
A Famosa colocou à venda uma série de 68 modelos de roupas no estilo de grandes costureiras para Nancy, mas suas vendas continuaram caindo devido a concorrente Barbie.



2018
Nancy chegou ao seu 50° aniversário, se tornando a muñeca espanhola com mais tempo no mercado. Esse evento rendeu festas, exposições, entrevistas, tudo organizado por seus eternos admiradores e colecionadores. Para celebrar, a empresa Famosa criou um modelo de vestido de baile que possui apliques de cristal da empresa Swarovski um pingente em forma de coração, tudo desenhado especialmente para a ocasião. Majestosa.


2019
Foi lançada uma das minhas preferidas: Nancy Romántica 💓. E depois, no mesmo ano, lançaram a Cinderela.



2020
No comecinho do ano a Famosa divulgou a primeira reedição de 2020, Nancy Primavera, outra ruiva belíssima de olhos castanhos. ❤


2021
Nancy Kenia foi a última reedição. Trata-se de uma loira cacheada com olhos azuis.


Ao apreciar a Nancy ao longo desses 53 anos, admiro-a ainda mais. Não foram apenas mudanças estéticas que aconteceram com ela, mas a representação de variadas mudanças da mulher na sociedade, como por exemplo, sua introdução no mundo do trabalho. Isso mostra para as crianças que elas podem assumir o papel social que quiserem, bastando para isso foco, empenho, coragem. Por mais bonecas transformadoras, revolucionárias, corajosas, atuantes! Outros dois fatos também me atraem na Nancy: sou nascida no mesmo ano dela e meu sobrenome Galindo é de origem espanhola. Será que somos parentes ? kkkkkkkkk 

Aos leitores que passarem por aqui, peço a gentileza de me comunicarem sobre algum erro que eu tenha cometido a respeito das informações apresentadas. Às vezes, o Google tradutor me confunde um pouco.

Abraço fraterno e mais algumas Nancys Quirón para nos encantar. 














Referências: 
👉 Dias de Nancys blog Aqui
👉 Todo Coleccion.net Aqui
👉 Wikipedia  Aqui
👉 Muñeca Nancy Site Oficial  Aqui

11 comentários:

  1. ¡Hola Erika! Me ha encantado la entrada, ¡has conseguido unas Nancys bellísimas! A mí me gustan las de todas las épocas, aunque las de los primeros años me parecen, sin duda, las mejores. Es un gusto que hayas adjuntado tanta información al post, así la historia de Nancy podrá difundirse más fuera de sus fronteras. El único apunte que haría es que la colección de fascículos "Grandes diseñadores" fue lanzada en 2016, no en 1989.
    ¡Besos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Hola Marina!
      ¡Sí, Nancys necesita romper fronteras! Siempre hablo de ellos en mis redes sociales.
      Gracias por tu corrección, es un placer decirte cómo.
      Besos.

      Excluir
  2. Oi Erika! Que surpresa saber que você tem nancys tão lindos. Sinceramente, parabéns por recebê-los, os dois são maravilhosos! O que está com o casaco para passear é muito apreciado, pelo penteado e pelo casaco em si.
    Nancy é uma boneca sensacional com uma longa história atrás dela. Tem um belo design que não mudou com o tempo, pois ainda está na moda e muito amado 54 anos depois. Viva Nancy !!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosana!
      Estou muito feliz com elas aqui! Tenho um carinho especial pela Famosa e a Nancy sempre será uma das favoritas desse fabricante, justamente por sua história. Viva Nancy!!!
      Beijos.

      Excluir
  3. Olá, Linda!
    Ah, que bom que você gostou da postagem, isso me deixa muito feliz!
    Foi um prazer imenso pesquisar sobre essa boneca tão querida e maravilhosa.
    Essa sua realmente tem um cabelo maravilhoso, amo as morenas.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha Erika. Amei esta linda história e descrição das belas Nancy de Famosa. Você apresenta uma reportagem completa sobre as muñecas. Acho a Nancy muito linda, em todas as versões. Que bom que você tem as suas. Mui preciosas!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marba.
      Fico feliz que tenhas gostado! O "universo" das Nancys é uma belezura só.
      E agora tenho essas duas que enriquecem minha coleção.
      Beijos.

      Excluir
  5. Hola Erika!! No sabes lo que me gustan esas dos nancys tan preciosas de colección que tienes ¡¡ Son una maravilla!! A mi gusto son Las más bonitas de entre todas ellas, Enhorabuena. Y siempre es un gusto leer la historia de Nancy, la muñeca más bonita del mundo :D
    Un gran abrazo y cuídate mucho
    Besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Itzi, ¡bueno leer tu comentario! ¡Estoy muy feliz!
      Realmente son preciosos, hermosos y encantadores.
      También amo mucho a los Nancy.
      Cuídate también.
      Besos.

      Excluir
  6. Hola Erika, una entrada fantástica, siempre es agradable volver a leer la historia de Nancy, tus Nancys Quirón son muy bonitas y están en muy buen estado, enhorabuena tienes dos joyas.
    Besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Hola Maribel!
      Para mí, siempre es un gran placer leer y escribir sobre Nancy, porque ella es, sí, una joya. ¡Amo demasiado!
      Besos.

      Excluir