2

UMA MINI DOLL PARA AMAR

Oi, tudo bem ?


Realmente tiro o chapéu para a Brinquedos Estrela! Se suas bonecas grandes e médias são fantásticas, as miúdas não ficam atrás. Tive algumas na infância e continuo apaixonada por elas!! 

E hoje quero falar sobre uma dessas mini da minha infância. A primeira não guardei, mas comprei outra a pouco tempo e ela sempre me faz recordar as brincadeiras maravilhosas que eu inventava. Olha ela aí!!

É a Kiti. Quatro letras para nomear essa formosura que cabe em minha mão!!




A Kiti mede  12cm e foi produzida na década 60, 70 e em 1980. Tem a cabeça, braços e pernas de Vi-Vinil e o corpinho de plástico inquebrável. Articulada, com olhos pintados e cabelo enraizado e penteável. Vinha acondicionada em uma caixa-display litografada e com proteção de plástico transparente.

Eram vendidos também roupinhas e acessórios diversos, como óculos, sapatos, bolsas, cabides, camisolas, pijamas, chapéus. As roupas eram confeccionadas em variados tipos de tecidos. Uma graça de boneca e com todas as características e capricho que as grandes da Estrela recebiam.


Imagem das roupinhas no catálogo 

As roupinhas da minha Kiti são réplicas ou não, confeccionadas por Edjane Souto, da Chique Doll (link aqui). A Edjane também é colecionadora.



Logo que ela foi lançada seu nome era escrito Kity. Isso foi em 1968, 1969 e 1970. Em minhas pesquisas não encontrei catálogos dos anos 1971 até 1975. Acredito que ela não tenha sido fabricada nesses anos, só voltando em 1976 e com uma nova grafia do nome: Kiti. Permaneceu na linha de produção até 1980. 


A roupinha abaixo não é réplica. Foi um pedido especial que  a  Edjane atendeu. Vestidinho com a cambraia bordada do meu vestido de casamento. Várias bonecas minhas tem.

Minha Kiti ama gatinhos!!


Nos anos 60, a Brinquedos Estrela obteve licença da fabricante de bonecas italianas Migliorati para produzir a nossa Kiti, inspirada na Barbarella, questa piccola bambola italiana.  

Observe as mãozinhas, bracinhos e 
perninhas bem diferentes da nossa Kiti.

E agora, aprecie esses lindos catálogos!! É um banho de fofura!!







Mais fotos da mini doll Kiti encontradas na Internet






E se você quiser relembrar ou conhecer um pouco mais da Kiti, assista esse vídeo aqui, no canal da Cristina Botallo. A Cris é artista plástica e colecionadora de bonecas. O Canal Cores da Cris é sempre uma delícia de acompanhar.

Dona Vovó também está no Instagram. Clica aqui pra conhecer.

Abraço fraterno. 

2 comentários:

  1. Ah, que post delicioso de ler e acompanhar, Érika! Adorei! E obrigada pela referência ao meu canal, muita gentileza sua! Eu adoro as Kitis, são, de fato a boneca da minha infância! Adorei! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom te ver por aqui, Cris!! Fico muito feliz! Seus vídeos me divertem e ensinam, são lindos e muito bem feitos. Agradeço por você compartilhar tanto conosco! Beijo grande.

      Excluir