4

UMA MINI DOLL PARA AMAR

Oi, tudo bem ?


Realmente tiro o chapéu para a Brinquedos Estrela! Se suas bonecas grandes e médias são fantásticas, as miúdas não ficam atrás. Tive algumas na infância e continuo apaixonada por elas!! 

E hoje quero falar sobre uma dessas mini da minha infância. A primeira não guardei, mas comprei outra a pouco tempo e ela sempre me faz recordar as brincadeiras maravilhosas que eu inventava. Olha ela aí!!

É a Kiti. Quatro letras para nomear essa formosura que cabe em minha mão!!




A Kiti mede  12cm e foi produzida na década 60, 70 e em 1980. Tem a cabeça, braços e pernas de Vi-Vinil e o corpinho de plástico inquebrável. Articulada, com olhos pintados e cabelo enraizado e penteável. Vinha acondicionada em uma caixa-display litografada e com proteção de plástico transparente.

Eram vendidos também roupinhas e acessórios diversos, como óculos, sapatos, bolsas, cabides, camisolas, pijamas, chapéus. As roupas eram confeccionadas em variados tipos de tecidos. Uma graça de boneca e com todas as características e capricho que as grandes da Estrela recebiam.


Imagem das roupinhas no catálogo 

As roupinhas da minha Kiti são réplicas ou não, confeccionadas por Edjane Souto, da Chique Doll (link aqui). A Edjane também é colecionadora.



Logo que ela foi lançada seu nome era escrito Kity. Isso foi em 1968, 1969 e 1970. Em minhas pesquisas não encontrei catálogos dos anos 1971 até 1975. Acredito que ela não tenha sido fabricada nesses anos, só voltando em 1976 e com uma nova grafia do nome: Kiti. Permaneceu na linha de produção até 1980. 


A roupinha abaixo não é réplica. Foi um pedido especial que  a  Edjane atendeu. Vestidinho com a cambraia bordada do meu vestido de casamento. Várias bonecas minhas tem.

Minha Kiti ama gatinhos!!


Nos anos 60, a Brinquedos Estrela obteve licença da fabricante de bonecas italianas Migliorati para produzir a nossa Kiti, inspirada na Barbarella, questa piccola bambola italiana.  

Observe as mãozinhas, bracinhos e 
perninhas bem diferentes da nossa Kiti.

E agora, aprecie esses lindos catálogos!! É um banho de fofura!!







Mais fotos da mini doll Kiti encontradas na Internet






E se você quiser relembrar ou conhecer um pouco mais da Kiti, assista esse vídeo aqui, no canal da Cristina Botallo. A Cris é artista plástica e colecionadora de bonecas. O Canal Cores da Cris é sempre uma delícia de acompanhar.

Dona Vovó também está no Instagram. Clica aqui pra conhecer.

Abraço fraterno. 

4 comentários:

  1. Ah, que post delicioso de ler e acompanhar, Érika! Adorei! E obrigada pela referência ao meu canal, muita gentileza sua! Eu adoro as Kitis, são, de fato a boneca da minha infância! Adorei! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom te ver por aqui, Cris!! Fico muito feliz! Seus vídeos me divertem e ensinam, são lindos e muito bem feitos. Agradeço por você compartilhar tanto conosco! Beijo grande.

      Excluir
  2. Nossa viagei o tempo !! Brinquei muito com esta bonequnha Kiti,ela fez parte da minha infnãncia.Eu e minhas amigas Lucimara e Gislene brincavamos muito com a Kiti, lembranças boas de um tempo que não volta mais .Amei relembrar !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que coisa boa, Pat!!
      Fico feliz por resgatar suas lembranças prazerosas. Se puder, mostre para suas amigas, elas também vão gostar.
      Abraço.

      Excluir