8

AMIGA COLECIONADORA

Oi! Tudo bem ?

A colecionadora entrevistada de hoje é amiga e comadre. Trocamos ideias quase todos os dias, curtimos muito as postagens uma da outra, moramos a 2.028km de distância e tenho muito carinho por ela, tanto que a convidei para ser madrinha de duas bonecas minhas, a francesa Clarisse e a alemã Lygia, que ela escolheu o nome. 

Ela me ensina muito sobre bonecas, me dá dicas maravilhosas, é uma colecionadora estudiosa, experiente, prestativa e divertida! Ela sempre dá nomes compostos, inspirados e únicos para suas bonecas e quando analiso a boneca e o nome escolhido por ela, vejo que tem tudo a ver. Sua coleção é grandiosa em muitos sentidos, mas a sua humildade e humanidade foi o que me conquistou.

Com muito carinho, eis minha quarta entrevistada.

❤ Instagram Aqui ❤
❤ YouTube Aqui ❤

* * * * *

1. Olá! Você pode se apresentar ?

Sou Juliana Dantas, conhecida como Julisdolls, no Instagram e como AGenchantment, no YouTube. Comecei minha coleção em 2006. Em 2008, abri meu canal no YouTube com o objetivo de compartilhar meu amor pelas bonecas. Em 2015, entrei no Instagram.


2. Quando e porque você iniciou sua coleção de bonecas ?

Considero que minha primeira boneca de coleção como adulta foi uma pequena Fofolete azul que adquiri em 2006. Naquela época, não passava pela minha cabeça a ideia de colecionar bonecas. No entanto, a pequena Fofolete, nomeada de Cora Rubi, não marcou o início da coleção. A boneca que iniciou tudo, a responsável por acender a lâmpada das ideias e abrir um mundo de amor pelas bonecas foi uma Hello Kitty. Me lembro do sentimento de euforia de tê-la comigo, de abrir a caixa, de sentir o cheiro de boneca nova. Esta Hello Kitty é a minha Kitta Blue, a qual é muito importante em minha coleção. Depois dela, eu senti que precisava de uma boneca de verdade, digamos, como uma menininha. Saí de casa com a ideia de trazer uma menina de cabelos castanhos e olhos azuis de dormir, com corpo de pano e membros de vinil. Encontrei uma exatamente assim como imaginei. Ela foi a primeira boneca menina da minha coleção, conhecida como Arwen Earedia Tinuviel. A primeira boneca negra veio logo depois, a Charlotte. Daí para a frente, há uma longa história. Mas as duas bonecas mais marcantes são a Kitta Blue e a Arwen Earedia Tinuviel, porque foram responsáveis pela vinda das outras. E todas têm nomes! Amo dar nomes para as bonecas!

Cora Rubi
Kitta Blue

3. Quantos bonecos você tem em sua coleção ? 

Tenho mais de 200 no total, mas considero todas como bonecas ou bonecos, até alguns chaveirinhos de bichos ou bonecas minúsculas, não importa, todos têm nomes e constam na coleção.

Arwen Earedia Tinuviel

4. Qual a boneca da sua coleção que é a mais querida ?

Todas são muito queridas e especiais de maneira única. Todas me trazem lembranças de quando chegaram e como fiquei feliz de recebê-las! Em alguns momentos, dou mais atenção a umas ou outras, mas todas são muito queridas!

Charlotte

5. Onde e como você as guarda ?

Elas ficam atualmente em um armário feito especialmente para elas.


6. Que tipo de bonecas você prefere ?

Acredito que as bonecas que mais se destacam na minha coleção representam minhas preferências, que são bonecas que ficam em pé sozinhas, têm corpo de pano e membros de vinil, e olhos de dormir. Mas também gosto muito de Blythes, de bonecas bebês, de bonecas só de vinil, de bonecas pintadas à mão, de bonecas de pano com significado especial, enfim, amo bonecas!

Florrie, Our Generation, American Girl,
Juju Carinha de Anjo, Maplelea e Poliana

7. Você já precisou fazer algo engraçado ou curioso para conseguir alguma boneca ?

Já fiz amizade com pessoas de fora e pedi ajuda para comprar bonecas em sites que não vendem para o Brasil. Já escrevi para empresas pedindo para abrir uma exceção para fazerem envio para o Brasil. Algumas bonecas importadas são difíceis de conseguir.

Maplelea, Gotz, American Girl, My Little Mommy, Basaak

8. Qual a última boneca a chegar em sua coleção ?

A última foi uma boneca American Girl. Estas são as bonecas mais numerosas da minha coleção. Agora tenho conseguido comprá-las usadas no Brasil com um preço bem melhor. Quando comecei minha coleção, poucas pessoas conheciam ou tinham estas American Girl Dolls no Brasil. Hoje elas estão muito comuns. São vendidas até em lojas brasileiras! Para mim, este foi um sonho que se tornou realidade.


9. Você tem uma lista de bonecas desejadas ? 

Há muitas que eu gostaria de ter, mas estou tentando não fazer lista porque preciso parar de aumentar a coleção agora. É hora de curtir as bonecas que tenho. Gosto de dar atenção para todas, mas para isso tenho que colocar um limite.

Reborn Babys by Patricia Loureiro

10. Você põe limite em sua coleção ?

Sim, o limite é o tamanho do armário no qual elas ficam. Todas têm que caber lá. E quase não há mais espaço disponível.

Carpatina Doll

11. Entre as atribuições de colecionador de bonecas, qual atividade você mais gosta de fazer ?

Gosto de tirar fotos, trocar roupinhas e pentear os cabelos. Também gosto de colocar algumas bonecas ao meu lado quando estou em casa lendo ou nas redes sociais.

Sashas Carmel Solveig e Luz Natiel Florence

12. Além de sua atividade como colecionadora, você também restaura ou customiza ? Qual a parte mais difícil nessa atividade ?

Adoro restaurar e customizar quando possível. O mais difícil são as manchas persistentes e os cabelos que caem ou estão embaraçados. Já troquei olhos, coloquei perucas novas, já troquei corpos de bonecas. Acho bastante divertidas a restauração e a customização, mas às vezes, desanimo quando não consigo fazer o que queria ou quando é trabalhoso demais. Recentemente, queimei o dedo com silicone quente tentando remover os olhos de uma TBL Blythe. Em geral, os vídeos de tutoriais não mostram essas dificuldades que enfrentamos na prática.

Icy Doll e TBL Blythe

13. Você ganha bonecas de presente ? De quem ?

Já ganhei do meu marido, da minha sogra, dos meus pais e dos meus irmãos. Mas não é muito frequente. 

Peposo e Our Generation Doll

14. Em um mundo tão preconceituoso, como você se coloca como colecionadora de bonecas ?

Não costumo comentar sobre o assunto. Meu marido já falou para algumas pessoas, o que foi bom porque, se dependesse de mim, ninguém saberia. Em geral, as pessoas reagem bem, ficam curiosas, querem saber como é e que tipo de bonecas coleciono. Percebo que está aumentando o número de colecionadores no Brasil, o que é muito bom. Gostaria de frequentar grupos de colecionadores. Deve ser bem divertido!

Life Of Faith Dolls

15. Você tem alguma outra coleção ?

Não, apenas de bonecas e acessórios.



Juli,
você não imagina como fiquei feliz
ao receber sua entrevista! Saiba que você
é uma amiga especial e espero um dia te abraçar 
de verdade. Obrigada por isso, por seus conselhos e por 
sempre ter tempo para nossos papinhos.
Muito obrigada, querida!


American Girl
Miracle Baby Dolls
Kaya - American Girl 
Carpatina Doll, Our Generation, Pine Apple Princess,
Unicorn Maiden, My Little Pony, Corolle Doll
Our Generation Doll
Maplelea Doll
Bebê Benzinho, da Estrela
Corolle Poupee
Kathe Kruse Doll

Fisher Price Doll
Springfiel Doll
Susi, da Estrela
Lalá, da Estrela
Corolle Doll
 Gotz Doll
 Carpatina Doll


Abraço fraterno.

8 comentários:

  1. Amiga Erika, estou chocada com seu carinho e capricho!! Como voce organizou tudo de forma tao linda!! Eu e minhas meninas estamos sinceramente muito honradas e agradecidas pela oportunidade de mostrar um pouco de nossa historia aqui. Aprendo muito com voce em todos os sentidos!! E uma alegria enorme ter te conhecido e quero muito te conhecer pessoalmente!! Voce e demais!! Ficou linda a entrevista e a escolha das fotos! Voce fez tudo direitinho, colocando os nomes e modelos delas! Amei!!!!!! Obrigada, amiga querida!! Mil beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juli, a alegria e satisfação é minha também. Sei que és sincera e fico muito grata por seu carinho.
      Sim, um dia iremos nos abraçar e selar a nossa amizade de forma "normal" rsrsrs
      Beijo grande em você e em cada uma de suas bonecas e bonecos.

      Excluir
  2. ¡Hola Érika! Otra gran entrevista, me encanta "conocer" más coleccionistas por el mundo, y es que esta es una afición muy grande.
    Me encantan sus muñecas y cómo las tiene colocadas, en especial esa mulata sonriente con tirabuzones tan adorable, la Blythe de pelo rosa, Lalá, Benzinho...
    ¡Besos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pues es, Marina, la gente mira a cada muñeca de Juliana y se va loca con tanta variedad y belleza. Todavía estoy encantada.
      Besos querida.

      Excluir
  3. Hola Érika, un placer conocer a otra coleccionista. Es curioso como a veces una se siente sola en este hobby y resulta que hay muchísimas personas amantes de las muñecas.
    Abrazos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Es verdad, Ana. Creemos que estamos solos, pero muchos no muestran su gusto o hasta no se ve como coleccionistas.
      Gracias a ti, he preparado estas entradas / entrevistas, para compartir y mostrar que estamos aquí.
      Me gustaría presentar coleccionistas de otros objetos, pero es difícil convencerlos a participar.
      ¡Abrazo, querida!

      Excluir
  4. Que colecionador fantástico, suas bonecas são lindas. Meus preferidos foram os óculos: Juju carinha de Anjo e Poliana e também aquele cabelo rosa Corolle e o outro Corolle que eu já conhecia. Bom e as bonecas Reborn e Life Faith. Eu amei a entrevista também. É ótimo conhecer outros amantes de bonecas !!
    Beijos para ambos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Hola, Rosana!
      Hay grandes coleccionistas como Juliana y estoy muy contento de conocerlos también. En cada entrevista me encanta y me encantan las muñecas.
      Besos.

      Excluir