10

A GRANDEZA DAS MINIS

Oi! Tudo bem ?

A expressão popular "tamanho não é documento", que nos ensina a não menosprezar o outro pela sua baixa estatura, serve perfeitamente para as queridas que vou apresentar hoje. Elas são baixinhas, mas são poderosas em aspectos como simpatia, beleza, qualidade do material, acessórios, investimento do fabricante em propagandas, etc. Eu AMO essas miúdas!! ❤


Todas elas são da Brinquedos Estrela e estipulei para minha organização que as mini dolls medem até 27cm; as que tenho de outras marcas apresentarei em outra postagem porque são muitas.

Em ordem crescente, para sua admiração ir crescendo também.

As Fofoletes não estão nessa foto com a turma, mas abrem as apresentações.

Fofolete - 8cm

Ambas são dos anos 2000 e fazem parte de coleções. A verde é uma Fofolete Sorvetinho de Limão, de 2012. Existem mais cinco sabores/aromas. Veio dentro de um copinho simulando um sorvete e tinha cheirinho de limão. A outra é uma Fofolete Dark Fashion Scarlet que simula uma vampira. Existem mais cinco monstrinhos. 




Na infância, tive uma vermelha com cachecol amarelo, da TROL e infelizmente não a tenho mais. Elas eram vendidas numa caixinha fofa e vinha um encarte onde mostrava todas da coleção.  As Fofoletes foram lançadas pela TROL em 1978. Tem a cabeça de plástico e o corpinho de tecido macio. As mais antigas têm olhos de acrílico que até hoje são chamados de "olhos de vidro" e depois passaram a ser pintados. Atualmente são bem valorizadas e raras de encontrar em bom estado e completa. A variedade de acessórios na cabeça é imensa, como também os modelos de roupas.  Mais informações (muitas!!), dá uma olhada no blog Bonecas Fofoletes (Aqui). 

Kiti - 12cm

Tive uma Kiti quando criança, então quando surgiram essas duas, tratei logo de adotar. A que está sentada é de 1968 e a outra, que foi a primeira que comprei, é da década de 70. Elas tem a cabeça de Vi-vinil, mas o corpo e os membros são de plástico inquebrável. Olhos e maquiagem são pintados e com algumas diferenças por conta do ano em que foram produzidas. São articuladas e têm cabelos enraizados e penteáveis. Já fiz postagem sobre Kiti (Aqui). Olha lá que tem mais informação. 
A que está de pé chegou primeiro na coleção e ficou com o próprio nome Kiti, que tem origem inglesa e significa "pura". Já para a outra escolhi o nome Kim, de origem anglo-saxônica que significa "realeza".

As primeiras lançadas tinham o nome escrito com Y
 Bebê Riso - 13cm 

Tive essa bebê na infância e amava demais colocar ela para brincar com o chocalho, dar banho e passar a bucha com sabonete, enxugar, passar talco. Vinha em uma banheira cor-de-rosa e com esses acessórios que citei. Uma gracinha em vi-vil e plástico, pernas e braços articulados, olhos e maquiagem pintados, cabelos implantados e penteáveis. Comprei sem roupa e sem a banheira. Fiz manualmente essa roupinha para Rebeca não ficar pelada. Escolhi para ela esse nome hebraico que significa "união".
A Estrela lançou Riso e Siso, uma risonha e a outra, sisuda. Cada uma vinha acompanhada de acessórios diferentes.

Maçãzinha customizada - 14cm

Era uma vez uma Maçãzinha muito suja e descabelada que vagava num site de vendas. Até que um certo dia, uma bonequeira a encontrou, ficou com dó da criaturinha e resolveu dar-lhe um novo lar. Ela estava tão judiada que a nova mamãe cuidou dela com muito amor, transformando-a numa nova boneca, Chiquinha, a personagem amiga do Chaves. Hoje ela está feliz e espalha alegria por onde passa, pois todos que a vêem, sorriem felizes. Se você quiser saber mais sobre essa customização, clica Aqui.

Chuquinha aprendendo a andar no andajar - 15cm

Essa bonequinha foi da minha filha Larissa. Ela é carequinha e tem só uma mechinha. A cabeça é de Vi-vinil, mas o corpo e os membros são de plástico inquebrável. Olhos pintados, brincos nas orelhas, articulada. As Chuquinhas vinham com algum item, como: balancinho, berço, banheira, etc. É uma grande coleção e também são conhecidos por Bebês Cheirosinhos. Nos anos 90, a Chuquinha passou a ser o bebê da Mãezinha. O nome da minha é Louise, de origem francesa e significa "guerreira cheia de glória".

Nenezinho - 15cm

Essa é a bebê da minha Mãezinha Maya, de 1977. Na postagem da Mãezinha (Aqui), falo sobre todos os bebês que já acompanharam a Mãezinha. Pouca coisa a diferencia da Chuquinha, mas o cabelo é o que mais se destaca. Dei-lhe o nome Laís que é de origem hebraica e significa "lugar de leões".

Moranguinho - 15cm
Moranguinho é pura nostalgia

Não tive Moranguinho quando criança, mas sempre desejei uma. Então, quando surgiu o relançamento dessa de 1984, comprei. Ela é um dos brinquedos que a Estrela relançou em 2017, quando a empresa completou 80 anos. Muito fofinha e cheirosa, ela tem a cabeça em Vi-vinil , rostinho pintado, cabelos enraizados, penteáveis e muito macios. Sua roupinha é super fofa, até a caixa é um amor!! Batizei ela com um nome italiano - Agnes, que significa "pura". 
Na minha opinião, essa é uma boneca que não pode faltar em uma coleção, por sua beleza, qualidade e, principalmente, por representar tão concretamente o encanto das bonecas dos anos 80. Muitos itens com a imagem dela foram criados e faziam a cabeça das meninas e adolescentes: camisa, material escolar, papel de carta, artigos de decoração, etc.

Maria - 18cm

Olha só essa dollzinha!! Maria é uma delicinha da década de 70 e eu tive uma quando criança. Ela tem a cabeça de Vi-vinil e todo o resto do corpo de plástico inquebrável. Seus cabelos são enraizados e penteáveis. Seu rostinho e maquiagem são pintados. Ela chegou sem roupinha original e sem sapatos, mas minhas meninas não ficam nuas. Encomendei para Soraia (Aqui) essa roupinha fofa. Seu nome é Gina, que tem origem árabe e significa "gênio". 

Nininha - 18cm

Outra baixinha mimosa. Nininha tem a cabeça de Vi-vinil, mas o corpo e os membros são de plástico inquebrável. Olhos e maquiagem são pintados, é articulada e tem cabelos enraizados e penteáveis. Também chegou sem a roupinha e ganhou uma de crochê. Nina era como minha mãe era chamada por todos, desde criança. Então, decidi mantê-lo. Na língua espanhola significa "menina". Eu nunca trocaria esse nome. ❤ NINA ❤

Valentina - 20cm

Essa é a minha baixinha favorita!! Ganhei uma da minha madrinha Eliane quando criança e é uma das perdas das minhas bonecas de infância que mais lamento, pois gostava muitíssimo da minha. Seu nome vem do latim e significa "valente". Já fiz postagem sobre ela Aqui. Valentina tem a cabeça de Vi-vinil, corpo e pernas de plástico inquebrável, cabelos enraizados e penteáveis de ótima qualidade. Ela chegou muito bem conservada e parcialmente com a roupa original. A Estrela fabricou a Valentina apenas em 1970 e 1971, mas teve muito carinho e capricho, pois lançou muitos kits de roupinhas, acessórios e móveis para ela.

Leninha - 23cm

Leninha chegou em forma de presente, um lindo presente de Fernanda Melanda, uma amiga colecionadora. Ela foi produzida nos anos 80. Tem a cabeça de Vi-vinil e todo o corpo de plástico inquebrável. Seus cabelos são enraizados e penteáveis. Tem os olhos pintados e é articulada. Chegou sem a roupinha original e sem sapatinhos, mas vou encomendar uma réplica. Por hora, usa essa roupinha de crochê emprestada. Manterei o nome Leninha.

Andinha - 24cm


Olha que gracinha é a Andinha!! Foi produzida nos anos 80, mas chegou muito bem conservada, apesar de não ter vindo com a roupa original. Sua cabeça é de Vi-vinil e o restante do corpo é de plástico inquebrável.O cabelo é enraizado e penteável. Possui olhos estáticos e cílios enraizados. Anda e movimenta a cabeça para os lados. Comprei ela em um grupo de bonequeiras do Facebook.

Mama Nenê - 26cm

Mama Nenê Ângelo é um dos poucos meninos da minha coleção. Dei-lhe esse nome porque, além de ser lindo, tem um belo significado - anjo. Origem grega. Ele foi um presente de Izabel Cristina, outra colecionadora muito legal que conheci no Mercado Livre e hoje é amiga virtual. O Mama Nenê movimenta os braços e as pernas quando colocamos a mamadeira em sua boca e a giramos. Ele tem a cabeça em Vi-vinil e todo o corpo em plástico inquebrável. Seus olhos são pintados e seus belos cabelos cacheados são enraizados e penteáveis. Foi fabricado nos anos 80, mas chegou muito bem conservado. Não veio com a roupa original. Essa eu fiz a mão, enquanto não encomendo uma réplica.

Todas em fila para dar um beijinho na mamãe!!




Uma ótima semana para você e pra mim, que estou de férias e vou brincar muito com as minhas queridas bonecas!

Abraço fraterno.

10 comentários:

  1. ¡Qué bonitas son todas! Son todas adorables,tan chiquitinas . Me gustó mucho nininha , tiene una cara preciosa.
    Un beso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sí, todas esas chicas son lindas, unos amores para jugar y admirar.
      besos

      Excluir
  2. ¡Hola Érika! Tus chiquitinas son preciosas y muy variadas. Me he fijado en que Kiti es muy parecida a Cuca de Famosa, ya que se hicieron por todo el mundo muñecas con un molde similar. También me encantan María, los bebés del taca-tac y la cuna, además de Valentina (que entiendo que te gustase tanto) y Mama Nene. ¡Besos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Qué bueno que te gustó, creo todas lindas!
      Es verdad, el molde de Kiti fue utilizado en muchos países, percibo sólo pequeñas diferencias, como en las manos y maquillaje. ¡Creo que es un amor!
      Besos.

      Excluir
  3. Hola Érika, a mí me encantan los muñecos pequeños, sobre todo si son bebés, los prefiero a los grandes. Es muy interesante descubrir tantos muñecos diferentes a los que tenemos en España, aunque siempre hay similitudes, como dice Marina, Kiti es muy parecida a la Cuca española, y la Moranguinha es igual a Tarta de Fresa.
    Besos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Hola, Ilona! También me ha gustado mucho descubrir tantas muñecas diferentes, cada día aprendo más. Pero creo que siempre voy a preferir esas antiguas.
      besos

      Excluir
  4. Qué diversidad de modelos y tamaños!! Coincido contigo, me gusta mucho Valentina con sus modelos tan setenteros.
    Besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Hola, Maramini!
      Valentina es especial, tiene un rito tan mimoso. Soy muy apasionada por ella. ¡Me alegro de que te haya gustado!
      Besos.

      Excluir
  5. Todas son preciosas pero no me puedo resistir a Tarta de Fresa 🍓 es una de las muñecas que siempre me ha gustado 😍 Un saludo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entiendo. Ellas son tan lindas y olorosas que le dan ganas de tener siempre cerca.
      abrazo

      Excluir