10

MINUCHE - AMOR PRA VIDA INTEIRA

Oi! Tudo bem ?

Todo amor e emoção que você sentir nessa postagem multiplique por mil, ok ??

Sim, porque vou falar sobre a Minuche, em especial, a laranja que está comigo desde 1980.


Ela foi presente do meu avô paterno Nilton Barros, o homem mais lindo e amigo que conheci. Tive meu avô por 17 anos, e apesar de curta, foi uma relação de um grande amor recíproco, cheia de brincadeiras e histórias felizes.  

Vovô comprou Cecília em novembro de 1980, no Shopping Recife, que tinha acabado de ser inaugurado (07/10/1980). Foi meu de presente de Natal e eu tinha 12 anos.

Cecília é um nome romano e significa cega.

Quando recebi aquela sacolinha maravilhosa, abri e vi aqueles olhinhos azuis sapecas olhando de volta pra mim, compreendi o que é amar uma boneca. Você já sentiu isso ?

Minuche é um simples objeto de plástico e tecido que carrega dentro dela um dispositivo invisível que lança diretamente em teu coração uma flecha encharcada de amor. Tenha muito cuidado ao apreciar uma!!!


Ela faz parte de uma coleção e todas vestem roupinha de cores variadas, cachecol e touca com pompom. Seu corpinho é macio, flexível e sua cabeça é de vinil. Mede 16cm. Seus olhos são azuis, grandes e estáticos, tem cabelos e cílios enraizados, sobrancelhas pintadas. Vinha em uma sacolinha muito fofa com alcinha de barbante colorido e uma linda ilustração que sempre mudavam. Não sei ao certo quantas (talvez 15) e até quando, exatamente, foram produzidas. Eram fabricadas pela TROL, na década de 80, e no início dos anos 90, a fábrica encerrou suas atividades. 


Atualmente, Cecília está com alguns furinhos no corpinho, sinal da idade e das brincadeiras, mas continua linda. Como ela andava tristinha, dei a ela um gatinho preto chamado Sirius. Ela gostou muito e até melhorou um pouco, mas continuava melancólica, cabisbaixa, coisas que só uma mãe amorosa percebe.

Aí, eu trouxe a Helen para nossa família. E a tristeza acabou!!! \o/ \o/

Helen é um nome grego e significa iluminada.


Mas veja como é a vida, dia desses recebo uma mensagem de minha amiga bonequeira Fátima Randau, falando que iria se desfazer de suas bonecas repetidas da TROL e perguntava se eu tinha interesse. Como é ? Claro! Adotei quatro bonequinhas, entre elas a Otávia.

Primeira boneca do ano 2019
Otávia significa "oitava", que é o nome de 
um clã de imperadores e tem origem francesa 
Cecília agora tem duas irmãs
❤ ❤ Feliz como nunca ❤ ❤


Com as irmãs, em dia de Encontro das Bonequeiras
Imagens de extrema fofura de outros colecionadores
Marba Furtado (Aqui)  e  Ana Caldatto (Aqui)
Outras preciosas sacolinhas que traziam as Minuches


Meu coração está transbordando de amor. É assim quando falo em Cecília e, principalmente, quando lembro de vovô, aquele homem alto, de olhos verdes, que me carregava nos braços e cuidava de mim. Muita saudade!


Abraço fraterno.

10 comentários:

  1. Érika, Minuche es una muñequita encantadora, y mucho mas si te recuerda a tu querido abuelo. Un buen abuelo es un tesoro en la vida de un niño, y tuviste mucha suerte de tener al tuyo, se ve en su cara que era un hombre bondadoso.
    Tu muñequita está ahora muy bien acompañada, y me encantan sus nombres de la antigua Grecia.
    Abrazos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Verdad, Ana, abuelo bueno es un tesoro! Él era todo cariño y cuidado conmigo.
      Me gusta mucho buscar los nombres de mis muñecas, es parte de la diversión.
      ¡Me alegro de que te gustan las minúsculas!
      Besos.

      Excluir
  2. Érika que maravilha este post e tanto amor envolvido. Cecília, Helena e Otavia são três tesouros preciosos e cheios de história. Obrigada pelas referências. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, Marba, fico feliz com seu comentário! E eu que agradeço por pelas informações em seu blog. Às vezes, a memória falha.
      Beijos.

      Excluir
  3. Qué bonito oírte hablar de tu abuelo con tanto cariño y que conserves su regalo durante tanto tiempo.
    Un beso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, amiga, ni me imagino sin Cecilia. Ella es como su mano en la mía, siempre.
      Besos.

      Excluir
  4. ¡Hola Érika! Me ha encantado ver a tus adorables Minuches, ahora tienes una bonita colección. Pero sin duda, lo que más me ha gustado ha sido saber el valor emocional que tiene para ti Cecilia, que es una de las cosas más bonitas que tienen las muñecas: hacernos recordar a quienes queremos.
    ¡Besos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. El abuelo me dio otro tesoro, Marina. Un bebé Chiquitin, de la marca Famosa. Esto también es muy importante debido al valor sentimental. ¡Son nuestros tesoros!
      Besos.

      Excluir
    2. A Cecilia e puro amor!! Que alegria saber que voce guardou esta bonequinha com tanto carinho! Um tesouro! Que bom saber que voce curtiu seu avo e guarda lindas lembrancas! A Cecilia ficou muito feliz com a Helena e a Otavia! Este trio esta demais!! Adorei!!

      Excluir
    3. Ah, Juli, Cecília está bem "brincada", mas guarda muita ternura e lembranças, é realmente é especial para mim. Gostaria de levá-la para sempre comigo.
      Beijos, querida.

      Excluir