29

AMIGUINHA - UMA GIGANTE MUITO QUERIDA

Olá! Tudo bem ?


Como falei na postagem passada, onde apresento a minha nova Amiguinha, descobri fatos interessantes que desconhecia sobre essa boneca. São informações interessantes que quero compartilhar aqui no blog.

Não sou expert em bonecas. Nenhuma. O que coloco aqui são registros das minhas pesquisas e observações na internet, ou seja, pode haver erro. Se você encontrar algum registro incorreto e puder me passar a informação verdadeira, ficarei muito grata. A colaboração de amigos colecionadores e a  consulta em catálogos também tem me ajudado muito a descobrir mais detalhes sobre as nossas queridas.

Fatos interessantes sobre as bonecas Amiguinhas
  • A Amiguinha foi lançada aqui no Brasil em 1960, pela Brinquedos Estrela, sob a licença da Ideal Toy Company, inspirada na Patti Playpal Doll
  • Foi fabricada de 1960 até 1987, sem interrupção.
  • Ao longo dos anos, as Amiguinhas apresentaram diferenças sutis em seus rostinhos. Ora mais mocinhas, ora mais infantis, alguns maiores que outros. O desenho das sobrancelhas também mudavam a cada década, assim como o restante da maquiagem. No início era feita manualmente.
  • Eram bonecas tão caras que muitas crianças possuíam apenas essa boneca ou, em outros casos, as mantinham guardadas na caixa para não danificar. Decididamente, era sinal de status!!
  • Algumas mães, ao presentearem a filha com uma Amiguinha, faziam festinhas para apresentar a boneca para as pessoas. Ostentação ?? kkkk
  • Frequentemente eram usadas como manequins em lojas de crianças e isso atraia muita gente para admirar aquelas preciosidades.
  • Ao verem a boneca pessoalmente, muitas pessoas ficavam impressionadas, já que a mesma virava a cabeça de lado e andava.  Acreditavam que ela possuía rodinhas nos sapatos.
  • Por seu elevado valor, algumas eram vendidas apenas com anágua, meias e sapatos para baratear o custo.
  • As mães faziam roupinhas iguais para suas filhas e bonecas. Existiam revistas com moldes específicos para isso.
  • Muitas vezes, as cores e estampas dos vestidos não correspondiam exatamente com as imagens veiculadas nos catálogos.
  • Até a década de 80, todas tinham unhas pintadas e a linda correntinha da Estrela.
  • A Amiguinha voltou a ser fabricada em 1996, com 80cm, novo molde de rosto e o corpo de plástico, sem chorador. Suas roupas também não possuiam mais a qualidade e beleza das antigas. Até 2014 era fabricada e encontrada em todo Brasil. Atualmente só é fabricada na região Nordeste, pela empresa STARCOM, em Sergipe, que recebeu da ESTRELA, a licença para fabricá-la.

Selecionei algumas imagens das bonecas com suas roupas originais. São fotos de outros colecionadores e/ou restauradores, que compartilham conosco seu acervo e restaurações realizadas, entre eles Alexandre Signorini (BLOG), Ana Caldatto (BLOG) . 

Se encantem com elas!!


Três riscos nas sobrancelhas, cílios
implantados em cima, pintados embaixo.
Alexandre Signorini

Alexandre Signorini

Alexandre Signorini

Flert eyes 
Foi como chamaram essa Amiguinha. Ela possui olhos paqueradores  pretos, com bolinhas brancas, como se  estivessem com reflexo de luz. Foram lançadas com dois modelos de roupa, segundo imagem do catálogo.

Alexandre Signorini
Alexandre Signorini
 Alexandre Signorini
 Na Internet
Na Internet

Muitos consideram as lançadas em 1978, as mais bonitas,
pela maquiagem, modelos das roupas e os tons diferentes dos cabelos.
Também lançaram um modelo com olhos castanhos.

Alexandre Signorini
Na Internet
 Alexandre Signorini
Ano 1982 - Essa é a minha!!
Vestido é réplica feito por Lana Araújo 

Na Internet
Única lançada com calça comprida.
Alexandre Signorini
 Alexandre Signorini
 Na Internet


E para finalizar, imagens dos catálogos. Essas são imprescindíveis para identificação dos modelos de roupas, acessórios, materiais que eram utilizados, entre outras informações.

































"Um objeto representa uma cultura, uma época. 
Os colecionadores preservam os objetos culturais de várias
 épocas, ajudam a conservar esses objetos e sua trajetória” 
Marcelo Eduardo Ribaric 
Professor de Estética do Centro Universitário de Maringá


Essa frase do professor Marcelo resume meu pensamento sobre colecionismo e contempla a principal finalidade desse blog.

Nesse link aqui, outras postagens sobre a Amiguinha.

Obrigada por ter lido até aqui!! 👍 Volte sempre! ❤ Deixe seu comentário!! 💬

Abraço fraterno. 

29 comentários:

  1. Ameiiiiiii Érika😍😍😍 quanta foto😍😍😍😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, Fernanda, que bom que gostou!! Vou compartilhar outras no Facebook também.
      Obrigada por estar sempre aqui, me incentivando com seu carinho!
      Beijo grande.

      Excluir
  2. BOA NOITE E MARAVILHOSO APRECIAR ESSAS BONECAS TÃO MARAVILHOSAS AMEI VIU.....

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você gostou!!
    Fico muito feliz em encontrar outras pessoas que apreciam nossas queridas bonecas!
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosas! Minha irmã teve uma , eu ficava só admirando. Era maior que eu! kkkk
    A vizinha fez a maldade de cortar os cabelos dela. Eram bem compridos e lisos. Adquiri as minhas também depois de adulta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marlene!
      Concordo com você, elas são maravilhosas!
      Espero que estejas muito feliz com as suas bonecas.
      Abraço.

      Excluir
  5. Que felicidade poder ver todas as amiguinhas, relembrar épocas passadas maravilhosas. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fátima!
      Suas palavras também me deixam feliz! Obrigada!
      Abraço.

      Excluir
  6. Fiquei tão feliz em ler a matéria sobre a Amiguinha porque encontrei a Amiguinha que eu tenho lá em casa. É a de 1996 com a roupa com capuz. Eu lembro que deixaram de doação no Clube que eu trabalho, quando vi não pensei duas vezes para pegá-la pra mim. Continua linda e conservada. Eu nem fazia ideia de que ano ela seria. Agora eu já sei. Ahh.. esqueci de dizer, tenho 59 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom ter ajudado você!!
      Doação no clube ? Você foi uma sortuda!!
      Abraço.

      Excluir
  7. GOSTARIA SE SABER ONDE POSSO COMPRAR PELO MENOS UMA SERIA POSSÍVEL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marlene. Você encontra muitas bonecas à venda no Mercado Livre ou nos grupos do Facebook.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Oi, Célia. Eu só tenho duas Amiguinhas e não estão à venda. Você pode encontrar no Mercado Livre.

      Excluir
  9. Olá tenho uma boneca! Acredito ser dessa linha,mas não encontrei nenhuma com vestido igual. A mais parecida com a minha é a sua de 1982/83... Minha avó me presenteou quando fiz 5 anos, mas não sei quando a comprou... Hoje tenho 37 anos! Também tenho. MENININHA! Ganhei no mesmo aniversário!

    ResponderExcluir
  10. A Que se parece com a sua chama-se Simone... Nome da caixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem ? Simone é outra boneca da Estrela, grande também , mas um pouco menor que a Amiguinha.

      Excluir
  11. Nayara Ferreira Gomes12 de junho de 2020 às 21:24

    Assim que puder coloco fotos...

    ResponderExcluir
  12. Também sou apaixonada por bonecas,principalmente a amiguinha e a priminha. Tenho várias, consegui uma amiguinha com os olhos de flerte com roupa original.Adoro suas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como gosto de ler comentário como o seu!! Obrigada.
      Fico feliz.
      Abraço.

      Excluir
  13. This hi! Thank you for this blog'! I am lucky to have obtained one of the 1978 girls. She still is in her original outfit, with necklace and wist tage. She is in wonderful condition. But i have no idea what her value would be... can you help me with that? I would appreciate it! Much thanks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello>. Glad you like them too! Unfortunately I am not up to date on the value of these dolls.

      Excluir
  14. muito legal seu blog !! muita raridade hoje em dia !! como eu posso conseguir algumas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que bom que você gostou do blog, fico feliz.
      A maioria das minhas bonecas antigas da Estrela, compro no Mercado Livre, se for essa raridade a que vc se refere, mas lá a gente encontra de todos os tipos.

      Excluir
  15. Boa tarde!!
    Tenho uma boneca estrela (AMIGUINHA) a qual ganhei quando criança em 1980. ou seja essa boneca tem 41 anos...
    as partes plásticas (corpo e pernas) estão ressecadas e com isso estão quebrando.. Gostaria de reformá-la. Vc sabe me informar onde encontro essas peças para comprar(corpo e pernas) ???
    Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Desculpe a demora em responder.
      Essas peças você encontra no Mercado Livre, pesquisando com os termos "sucata boneca Estrela", "sucata bonecas antigas", "boneca antiga Estrela".
      Boa sorte.

      Excluir
  16. Oi, tudo bem ? Através do seu blog comecei a me interessar pela boneca amiguinha , e agora nesse ano , 4 lindas chegaram para mim, amo suas postagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que delícia de comentário!! Muito obrigada! Te desejo muito sucesso na coleção.

      Excluir