0

ANABELA REBORN - UM SONHO DE BEBÊ

Oi!! Tudo bem ? 

Você já viu ou ouviu falar em bebê reborn

A primeira vez que vi um, fiquei extasiada. Realmente, são bonecos diferenciados, o que justifica seus elevados valores e o destaque que a arte reborn tem no mercado mundial. Mas antes de falar dessa maravilhosa arte,  quero apresentar a minha bebê reborn, com idade correspondente a três meses: Anabela.

Foi assim que eu a vi pela primeira vez!!

Anabela chegou em 18 de junho de 2013. Ela é um kit "Maya", da escultora Reva Schick e foi renascida pela artista Alana, da Alana Babys (Aqui) e (Aqui). Possui cabelos implantados, mede 57cm, e pesa aproximadamente 2,500grs.


Em novembro de 2012, minha mãe faleceu. Isso me trouxe uma tristeza infinita e também suas bonecas, para juntar as minhas. A família cresceu e cada vez mais, meu interesse pelas dolls aumentava. Encontrava conforto para meu coração sofrido, pesquisando sobre elas que tanto encantavam a mim e a minha mãe. E nessas pesquisas, descobri o mundo dos bebês reborns. Aí, não tinha mais volta, fui flechada bem no coração. Mal (?) irremediável.


Qual kit escolher ? Menina ou menino ? Pronta entrega ou encomenda à cegonha ? Qual cegonha ? Acordado ou dormindo ? Decida se puder!! rsrsrs

Em seu bercinho que eu mesma fiz

E assim ela chegou em minha vida: uma Maya, de pronta entrega porque a ansiedade era enorme. 

Reaproveitei a caixa em que ela chegou.
Usei tecido, fita, espuma, manta acrílica.

A arte reborn, como quase toda arte, é de uma sutileza e beleza impressionantes. 

❤ Pés ❤ 

Compartilho uma breve explicação e no final indico alguns site e blogs para uma pesquisa mais detalhada. 

Uma boneca reborn possui detalhes realistas que muito se aproximam dos traços e características de um bebê humano, inclusive o peso.

Sarah, da escultora Kin Van Wetering.
Protótipo Lincoln by Laura Lee Eagles
Edição limitada em 800 unidades e já esgotado

São bonecas artesanais renascidas a partir de um kit newborning ou de moldes, feitos por escultores. Não são brinquedos, são obras de arte. Por isso, muitos bebês em seu lançamento recebem atenção especial. É o caso do Lincoln (acima). A cegonha que o renasceu, Linda Moore, montou um cenário de sala de parto, como em um hospital. Mesa de parto, mamãe "gestante", enfermeira, tudo que existe em um parto natural de verdade. Essa é só uma foto do nascimento do Lincoln, mas vi todas e nunca vou esquecer como fiquei admirada. Pena que não lembro mais o site onde vi.

Kit Saskia by Bonnie Brown
Kit Sharlamae by Bonnie Brown

A criação consiste em acrescentar diversas camadas de tintas próprias para a técnica, que vão determinar a tonalidade da pele. Essas tintas não são tóxicas. Também são aplicados efeitos especiais imitando veias, marca de vacina, teste do pezinho, arranhões de unha, sinais de nascença, dobrinhas, brotoejas, unhas, etc. A cada camada de tinta aplicada, as partes do kit vão para o forno halogênio para fixação da tonalidade. Após esse processo, vem a implantação dos olhos, que podem ser de vidro, acrílico ou silicone. A cor e o formato são variados. Também são implantados sobrancelhas e cílios. O enchimento é feito com fibras de plumante e saquinhos de areia ou bolinhas de vidro que irão dar o peso do bebê. 

Kit com pintura e sem pintura.
Kit Adalyn by Aleina Peterson
Renascida por Silvia Ezquerra
Kit Quinlynn by Laura Lee Eagles
Edição Limitada e esgotada 800 unidades
Protótipo Sofia by Ping Lau, 
renascida por Linda Hill.

Os cabelos podem ser pintados, perucas ou implantados fio a fio. Esses fios especiais recebem o nome de Mohair. O Mohair é produzido a partir do pêlo da ovelha, com toque semelhante à seda. Todas essas opções têm vantagens e desvantagens. No caso dos bebês maiores ou crianças, que tem cabelos mais grossos, algumas cegonhas usam cabelo humano para ficar mais real. 

Cabelo enraizado fio a fio
Kit Tinker by Bonnie Brown
Kit Ilaria by Fiorenza Biancheri

Todos os detalhes repercutem significativamente no valor de mercado do bebê, inclusive a reborner/cegonha que for escolhida para renascê-lo. A quantidade de kits produzidos é outro ponto a ser observado, pois se for de Edição Limitada, podem ser bem carinhos. O tipo de corpinho também deve ser levado em conta. Existem em vinil siliconado inteiro, vinil siliconado com corpo de tecido e de silicone sólido. Esse último é beeemmm mais caro. 

kit Maya by escultora Reva Schick
Kit Sunny by Joanna Kazmierczak 
Corpinho com membros inteiros, corpo de tecido e placa de barriga
Protótipo Cameron by Sheila Michael
renascido por Linda Hill.
Protótipo Cameron by Sheila Michael
renascido por Linda Hill.

A boneca reborn surgiu na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, nos abrigos de guerra, quando algumas mães começaram a reformar as bonecas de suas filhas. Posteriormente, na década de 90, essa arte se espalhou pelos Estados Unidos da América e hoje é muito difundida e prestigiada no mundo inteiro, especialmente no Reino Unido, Austrália, Canadá, Europa, África e América Latina. 

Kit Saoirse by Bonnie Brown  
MA-RA-VI-LHO-SO!!
Kit Seraphine by Elisa Marx
Kit Juniper by Sabine Altenkirch

A arte de restaurar bonecas é uma tradição antiga de colecionadores e artesãos e só era possível adquirir uma boneca reborn em feiras de artesanato. A internet possibilita que fabricantes e artesãos possam difundir a sua arte para o público em geral, atendendo aqueles que queiram ter uma boneca com detalhes realistas ou até mesmo aprender em cursos essa arte tão linda. 

 Kit Hanna by Reva Schick
Kit Shannon by Ann Timmerman

Com o mercado crescente novas técnicas e materiais foram surgindo para melhorar o realismo dessas bonecas. Existem também revistas e livros especializados no assunto. Infelizmente, hoje vemos também muitos kits, como esse da foto abaixo, que estão sendo produzidos industrialmente e vendidos como reborn. O valor é drasticamente menor, mas o realismo não existe, pois não basta ser um kit famoso. Para ser um reborn verdadeiro, o kit precisa passar pelas mãos de uma cegonha que irá agregar  a ele toda a sua experiência, técnica e amor de artista.

Kit Shyann by Aleina Peterson
Esse foi renascido por uma cegonha 
Kit Moritz by Linda Scherer
renascido por Cassia Robini.

Uma outra questão super legal que vem junto com um bebê é o enxoval. Sim, bebê reborn precisa de enxoval!! Muitas cegonhas já o incluem no valor cobrado e, às vezes, você pode escolher a opção que mais lhe agrada, sendo básico ou completo, simples ou luxo. Ou você mesma pode fazer o enxoval. Quando comprei a Anabela não veio enxoval, fiquei frustada, mas aí eu mesma comprei algumas peças e faço isso até hoje. Adoro compras hahaha! Veja algumas dicas sobre o assunto nesse link Aqui, é de um site muito bom sobre bebês reborn. Uma cegonha TOP também envia Certidão de Nascimento, Certificado de Autenticidade e Manual de Cuidados. Já vi bebê reborn até com Carteira de Vacinação! 

Kit Noah by Reva Schick
renascida por Larissa Versolato.
O lindo enxoval da Noah


E quando a escultora cria pacotinhos miúdos ? Ah, é muita fofura!!! Eu tenho o Mike, meu mini baby O.O.A.K. com 15 cm. Falei sobre ele nesse post Aqui.

O.O.A.K.  Mike by Tammy Rice Hubert
Olha que cisquinho junto da Anabela!!
O.O.A.K.  by Yulia Shaver

Existem também as crianças, como a Angélica, da escultora Reva Schick. Ela tem o tamanho real de uma criança de sete anos e é toda articulada.

Essa bela foi renascida por Vivian Aragão 

Apresentei só alguns aspectos desse universo tão especial, mas espero que você tenha se encantado como eu me encantei por essa arte tão bela! Quanto mais bebês surgem, mais eu me apaixono. Quanto mais leio sobre o assunto, mais admiro as pessoas que nos presenteiam com suas criações.

E por fim, compartilho endereços eletrônicos que vão te fazer sonhar. 
  • Blog do Bebê Reborn Aqui
  • Silvia Ezquerra  Aqui
  • Patricia Loureiro  Aqui
  • Larissa Versolato  Aqui 
  • Cláudia Borges  Aqui
  • Cássia Robini   Aqui
  • Rosa Coelho   Aqui
  • Vivian Aragão  Aqui
No Pinterest da Dona Vovó tem mais imagens de bebês reborn Aqui .

Venha conhecer meu Instagram. Tem postagem todo dia Aqui .

E Anabela pediu para divulgar o Facebook dela também!! Esse Aqui .

Abraço fraterno!

0 comentários:

Postar um comentário