20

MÃEZINHA SÓ TEM UMA (2)

Oi! Tudo bem ?

Estou muito feliz em trazer essa postagem para o Dona Vovó!! 

Antes mesmo de começar a colecionar bonecas de forma consciente (isso aconteceu em 2013), eu tinha as minhas da infância e sempre navegava na net a procura de blogs de colecionadores para apreciar as belas de outras pessoas. Um desses blogs foi o Bonecas Antigas Estrela, do Alexandre Signorini. Encontrei e nunca mais deixei de acompanhá-lo. Para mim, são as bonecas antigas da Estrela mais belas e bem conservadas que conheço. E de tanto comentar e interagir com ele no blog, criamos um laço de respeito e coleguismo. 

Como não consigo guardar só para mim o que me encanta e faz bem, convidei o Alexandre para nos mostrar algumas de suas bonecas Mãezinhas e falar um pouco da sua atividade como colecionador de bonecas antigas da Estrela. 

Olha só o que ele tem pra nos contar!! 

1. Como e quando você iniciou sua coleção de bonecas ?

Eu sempre amei bonecas, desde que me lembro. Minhas primas mais velhas tiveram muitas, comecei a coleção em 1997. Antes da internet, era muito difícil achar bonecas naquela época, era no boca a boca, eu perguntava pra todo mundo. Uma colega de classe tinha uma Amiguinha de 1986 desmontada e eu convenci ela a me vender a boneca, foi a primeira da coleção. No ano seguinte, em 1998, a Estrela relançou a Mãezinha, comprei nova na loja, e no mesmo ano uma colega da escola técnica me deu uma Beijoca de 1979 na caixa, mas a lista era grande. A coleção aumentou quando encontrei em 2001 uma loja com diversas bonecas antigas, consegui comprar Candy, Manequinho, Dindin e muitas outras. Depois veio o Mercado Livre e ficou mais fácil. 

2. Qual a boneca da sua coleção que é a mais querida ? 

A boneca que eu mais procurei, mais sonhei e mais sofri para ter foi a Mãezinha ruiva de 1976, super difícil de aparecer, mas eu queria nova na caixa, nunca brincada (sou exigente). Levou 16 anos para achar ela como eu queria, mas consegui e hoje tenho 3, na minha opinião ela é tão perfeita que parece que fui eu que fiz ela. 

3. Você já precisou fazer algo extraordinário ou curioso para conseguir alguma boneca ? 

Muitas coisas, desde trocas malucas, viajar para buscar uma boneca, pagar um valor absurdo, fazer mil contatos, muita coisa durante 20 anos de coleção. 

4. Você compra as bonecas atuais da Estrela ? O que acha delas ? 

Eu não compro bonecas da década de 90 para frente, só gosto da década de 70 e 80, é que quando você conhece as antigas, não consegue ficar satisfeito com as atuais, infelizmente a qualidade caiu muito, mas sempre que vou presentear minhas sobrinhas ou sobrinho, eu faço questão de só comprar os brinquedos atuais da Estrela, eu tenho que prestigiar minha fábrica favorita! 

5. Entre as atribuições de colecionador de bonecas, qual atividade você mais gosta de fazer ? 

Eu só compro boneca que não foi mexida, porque gosto de desmontar tudo, lavar cada peça, montar, cuidar do cabelo, lavar a roupa, trocar elástico, passar, faço absolutamente tudo, é o que mais gosto. Às vezes, o vendedor tenta limpar e acaba danificando mais que ajudando. 

6. Além de sua atividade como colecionador, você também restaura. Qual a parte mais difícil de restaurar em uma boneca ? 

Lavar a boneca, lavar o cabelo e modelar, tudo foi fácil. Tirar fungo dos olhos e evitar que voltassem foi mais difícil, mas desenvolvi um método excelente, como trabalhar o vinil muito duro dos anos 70 e evitar que os olhos ficassem arregalados também foi um desafio, mas hoje não é mais problema. Hoje sei lavar a roupa, tirar todo tipo de mancha sem danificar ou desbotar, aprendi a costurar para poder trocar elástico, fazer consertos e restaurar a roupa inteira quando necessário. Tudo relacionado a boneca eu gosto de fazer  e acho fácil. 

7. Você tem alguma outra coleção ? 

Não tenho outra coleção, a de bonecas já toma todo meu tempo e energia, e para falar a verdade, boneca é o que mais amo, não tem espaço para mais nada. 

* * * * * * * * * *

 Quem ama cuida. Veja o amor de Alexandre por suas bonecas!! 

Da esquerda para a direita: 1974, 1975, 2 de 1976, 1977 e 1978

Aprecie algumas restaurações de Alexandre.







 Anos Variados

A Brinquedos Estrela lançou a boneca Mãezinha em 1971, sob a licença da marca italiana de brinquedos Sebino. A boneca italiana chamava-se Titti e o bebê Cialdino. Já o bebê da nossa Mãezinha chamava-se Nana Nenê e era licenciado pela empresa Furga. A fabricação da Mãezinha seguiu sem interrupções até 1985. Voltou em 1991 e 1992, teve uma pausa de 6 anos, e em 1998 tivemos a última edição lançada.

Ao longo desses 27 anos de produção, vê-se algumas diferenças. As de 1971 até 1979, têm os olhos claros desenhados por dentro e lábios grossos; as de 1980 a 1992, os lábios são finos e a de 1998 tem os lábios grossos como as das Mãezinhas da década de 70.

É uma boneca movida à corda que mede 55cm. Ao tocar a canção de ninar, ela abre e fecha os olhos, enquanto gira o tronco de um lado para o outro, embalando o bebê.

A Mãezinha possui cabeça e braços de Vi-vinil, pernas e tronco de plástico inquebrável. Seus olhos são de dormir e seus cabelos são enraizados e penteáveis. Sempre veste belos vestidos, nos pés, meias e sapatinhos. Vinha acondicionada em linda caixa litografada.

O bebê do lançamento era o Nana Nenê, com 15cm, cabelos enraizados e penteáveis, olhos estáticos e o corpinho de Vi-vinil e plástico inquebrável. Depois, a Estrela o substituiu pelo Nenezinho, muito parecido com o Nana Nenê, mas com os olhos pintados.

E por último, a Mãezinha passou a carregar o Chuquinha, o bebê cheirosinho da Estrela, como são conhecidos.

Abaixo, algumas imagens de catálogos da Mãezinha e seus bebês.



















Essas bonecas têm alma, pode acreditar!!

Alexandre,
Obrigada por aceitar meu convite e permitir que eu compartilhe aqui um pouco da sua história como colecionador, por colocar em minhas mãos bonecas tão belas e por sempre me ceder as fotos do seu acervo.
  

Abraço fraterno e até a próxima postagem.

20 comentários:

  1. Fábio Daniel de Jesus16 de setembro de 2018 às 19:14

    Meu grande amigo Alexandre, me ensinou tudo o que sei sobre as bonecas estrela, faz as restaurações com muito carinho e o resultado é sempre maravilhoso. Parabéns, a entrevista ficou simplesmente perfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Fábio!!
      Fico feliz em te ver aqui, pois és também um ótimo restaurador e acredito também que seja colecionador, seu comentário é importante para mim. Alexandre é referência para muitos de nós.
      Abraço.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qhe bom que você gostou e te trouxe boas recordações!!
      É verdade, as bonecas antigamente eram objetos de luxo. Eu só tive as mais populares, mas hoje vou aos poucos conquistando as desejadas da minha infância.
      Obrigada por sua visita e comentário.
      Abraço para você.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Aninha querida, que bom ver você aqui!!
      Minha listinha sonhos cresce a cada dia, mas vamos nos esforçar para virar realidade. Topas ?
      Abraço grande e obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  4. Quanta alegria em ler esse post! Podem me tirar uma dúvida? Tive uma boneca muito parecida com a Mãezinha de 98, ela vinha com um disquinho vermelho (parecido com o da Candy) vocês sabem me dizer se a Mãezinha tinha esse disquinho?
    Eu me arrependo de não ter guardado a minha boneca... hoje já não me lembro do nome dela para tentar comprar outra... Se poderem me ajudar eu agradeço. Tive a minha nos anos 90.
    Grata e abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yasmim.
      Desculpa a demora para responder, não tinha visto seu comentário.
      Olha, não conheço essa boneca, infelizmente.
      Sinto por não te ajudar.
      Abraço.

      Excluir
  5. Alexandre Signorini é um gênio. É inacreditável o que ele faz com as bonecas, como ele as restaura! Dá uma felicidade no coração ver bonecas completamente detonadas se transformarem nas mãos dele.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gisele.
    Sim, Alexandre é extremamente competente na restauração e embelezamento das bonecas. Não conheço outro igual a ele.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Um encanto esta postagem ! As Mãezinhas são doces demais ! Adoro os bebês antigos, licenciados da Furga <3 Gratidão

    ResponderExcluir
  8. Ericka, eu amo as bonecas antigas da estrela . Sempre quis colecionar , e agora por sorte , consegui mais de 50 bonecas de uma vez . De um acervo gigante de uma juíza do Paraná . Lá ainda tem mais de 1000 bonecas, algumas intactas esperando por novos donos . Tem verdadeiras relíquias. E o preço? 150 cada boneca. Até a priminha tinha. Estou realizando um sonho. Sempre acompanhei o Alexandre, mas nunca consegui entrar em contato com ele. Abraços , te acompanho sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, que maravilha!! Fico feliz por você e por me contar esse feito, cada vez mais raro! E muito obrigada por estar sempre aqui. Abraço e boa sorte nas aquisições.

      Excluir
    2. Erica, vc paga as restauraçoes? Ficam lindas

      Excluir
    3. Oi, tudo bem? Nunca comprei uma que eu precisasse mandar restaurar, prefiro comprar elas já restauradas. Mas se for um banho, manchinhas, eu mesma cuido.

      Excluir
  9. Érika, tenho dúvidas em relação a uma boneca que tenho… pode me auxiliar?

    ResponderExcluir