14

S DE SUSI E DE SAUDADE

Oi! Tudo bem ?

Nesse post vou mostrar as Susis que tenho hoje em minha coleção e contar um pouco sobre essa doll em minha vida.

Ganhei minha Susi no comecinho da minha adolescência. Só tive uma e foi a última boneca que ganhei de meu pai. Ela era linda, cabelo castanho escuro, articulações nas mãos, dobrava os braços e pernas, um clic nos joelhos e cotovelos. Tinha uma cintura que permitia mover um pouco o tronco para os lados. Acredito que era a Susi Faz Pose. Veio com uma salinha linda!! Brinquei tanto, como era bacana brincar com a Susi!! Hoje imagino os pensamentos e sonhos que deviam fervilhar naquela cabecinha. 

Um dia, meu pai chegou na porta do meu quarto e me viu brincando com ela. Eu estava com 15 anos. "- Já não está na hora de parar de brincar de boneca não ??" Ah, como eu queria que ele não tivesse falado aquilo!!! 

O que os meus pais e avós falavam era lei. Guardei minha Susi, sua salinha e as amigas dela. No outro ano eu entrei para o magistério, comecei a trabalhar aos 16 anos e nunca mais parei. As bonecas foram embora junto com a adolescência. 

Ela era dessa. Anos 1976 e 1977.

Morro de saudades!!

Quando comecei a comprar bonecas em 2013, procurei muito uma Susi igual a minha, mas não encontrei e acredito que nenhuma iria substituí-la, mesmo sendo igual. Então, coloquei o sonho de lado e dei oportunidade para outras Susis entrarem em minha vida. Veja minhas lindas!

Como chegaram


Todos os corpos são diferentes, 
na forma e no material usado.

Com as roupinhas de crochê da Soraia


Na ordem em que chegaram para minha coleção.

Em 1997, foram relançadas alguns modelos
com pescoço cone. Elas devem ser desse ano.  

A partir de 2007


Algumas imagens dos catálogos e do blog da Ana Caldatto.

Susi Cria Estampa 1997
Susi Toda Hora




No blog da Ana Caldatto (aqui) e no Museu Virtual Boneca Susi (aqui), você encontra muitas informações adquiridas pela colecionadora, a respeito dessa boneca.

Roupinhas de crochê sempre encomendo à Soraia Valença. Ela coleciona Susi e Barbie e tem página no Facebook (aqui). Ela é show no crochê e faz para outras bonecas também.

Abraço fraterno.

14 comentários:

  1. O amor sempre prevalece, não é minha amiga ?
    Obrigada por seu carinho.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Também tive a Susi living, adorava chegar da escola e brincar na mesa da copa de pois de fazer os deveres. Sempre brincava sozinha. Essa não guardei e me arrependo até hoje. Em 81 ganhei uma Susi patins. Tenho até hoje.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Foi bom você perguntar, vou acrescentar na postagem.
      Saiu em dois anos: 1976 e 1977.

      Excluir
  4. Puxa que história linda. Também parei de brincar com a minha barbie aos 15 anos de idade. Suas Susis sao lindas! Linda sua historia

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Dayane! Que bom que você gostou e comentou.
    Eu não tive Barbie na infância e adolescência, só agora. Foi outra boneca que encantou gerações.

    ResponderExcluir
  6. Oi Erika! Que linda história a sua e de saia Susi. A minha primeira Susi foi uma msusi toda hora, que vinha só a boneca mesmo. Eu tinha uns 13 anos, e guardava o dinheiro do lanche que meu pai me dava, juntei até comprar ela. Ainda tenho a boneca, mas perdi as roupinhas e sapatos., Pra minha tristeza kkk. Ainda me lembro da minha avó costurando roupinhas pra ela. Parabéns pelo blog. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem ?
      Fico feliz que tenhas gostado da história e do blog!
      A Susi sempre será uma boneca inesquecível, faz bem em guardar.
      Por que você não faz uma réplica da roupa da sua ?
      Abraço.

      Excluir
  7. boa noite, vc fez magistério? lecionou para qual serie? Eu fiz Magistério, nunca lecionei (fiz varias entrevistas, tive as pessoas tinham medo que as crianças me jogassem no chão. tenho paralisia cerebral hemiplegia( lado esquerdo movimenta um pouco mais lento que o direito.) Trabalho na biblioteca à 25 anos ( Gosto muito de contação de histórias e dramatização). tive duas Susi ciclista,(1974) /Susi Noiva (1977) ambas queimadas por minha mãe, qdo descobriu que eu estava grávida. Este ano comprei Susi noiva 2016 Edição Especial .Estou muito feliz. Ler suas histórias inspiram-me à contar as Minhas. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Leciono desde os 16 anos de idade, para crianças e adultos. Hoje tenho 54 anos. É o que sempre gostei de fazer. Atualmente, estou em biblioteca por questão de saúde, mas continuo com as crianças, juntinho de mim.
      Também tenho a Susi noiva, nunca tirei da caixa.
      Abraço.

      Excluir