9

QUEM NÃO GOSTA DE XODÓ ?

Oi! Tudo bem ?

Um colecionador, geralmente, tem uma lista de itens que ele determina como indispensável para sua coleção, principalmente quando não prioriza quantidade, mas outros aspectos. Esses exemplares serão o seu orgulho; representarão, com destaque, a sua coleção. No meu caso, as bonecas Mãezinha, Beijoca e Amiguinha, são esses itens. 

Observe que não estou falando em preferido, em valor sentimental (minha Minuche Laranja), mas de valor colecionável e que pode variar de colecionador para colecionador.

A lista também pode se modificar. Posso, de repente, decidir focar nas Barbies, por exemplo. Vejo muito isso acontecer e acho normal. 

E a lista pode crescer. "Consegui os itens representativos, que agregam valor à coleção e agora vou acrescentar outros que desejo.". Aí é que o colecionador começa, literalmente, a "enfiar os pés pelas mãos". Ao infinito.. e além!! kkkkk 

Atualmente, estou nesse contexto. Tenho a esperança de que vou me controlar, já que o espaço que reservei para elas me priva de exageros. Mesmo assim, cometo certas loucuras. A loucura tem suas razões de ser, não é ?

Veja bem essa linda menina, de rostinho meigo e carente... como eu poderia resistir ? 

Ela não estava em nenhuma lista, mas furou a fila e hoje está aqui comigo.


A Xodó, da Brinquedos Estrela, é uma boneca grande, de 75cm. Sua cabeça e braços é de Vi-Vinil, seu corpo e suas pernas são de Plastiflex. Possui olhos de dormir, cílios superiores implantados, cílios inferiores e sobrancelhas pintadas. O cabelo dela é daquele material mais grosso que a Estrela usava antigamente. Ela senta, anda e move a cabeça. Não sei o ano exato de sua fabricação, mas a Xodó foi fabricada apenas nos anos 60, aí eu digo que essa nasceu em 1964.




Comprei minha Xodó da Fernanda Melanda (Aqui). Ela chegou bem conservada, com uma roupinha réplica feita por Lana Araújo (Aqui). Mesmo assim, dei-lhe um bom banho, hidratei seus cabelos e encomendei outra roupinha a Lana. Ela ficou ainda mais bela!! 


Dei-lhe o nome Juliana, que vem do latim e significa "jovem"

Observe o manchado. Normal para 
o vinil que era utilizado na época.

Imagens de catálogos 


Juliana e minha vira-lata Vivi

Espero sinceramente não cometer outro desatino, pelo menos nesse ano de 2018. kkkkk Consegui chegar em 30/12/2018 sem cometer outra loucura!!

Abraço fraterno com votos de que 2019 seja um ano próspero para todos nós.

9 comentários:

  1. Hola Erika, es verdad que a veces es difícil mantener el control sobre la colección, porque hay muchas tentaciones y además es muy fácil comprar por la red, todo está al alcance de la mano. Yo también he pecado a veces y luego me he arrepentido, saber controlarse es importante para no vivir la colección con estrés.
    Esta preciosa muñeca me recuerda a una que tuve en mi infancia con el mismo mecanismo, andaba y movía la cabeza y tenía el mismo tamaño que la tuya. La mía era de la marca Majber.

    Abrazos y feliz año nuevo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Hola, Ilona!
      Me parece muy improbable mantener siempre el control en el coleccionismo. Como usted ha hablado, actualmente es muy fácil de comprar. Me gustaría ver esa muñeca, voy a buscar a ese fabricante Majber.
      Gracias por sus votos de Año Nuevo. Deseo lo mismo .
      Besos.

      Excluir
  2. ¡Hola Érika! A mí me ha pasado como a ti, he tenido una lista de deseos clara y fijada pero he añadido a mi colección muñecas que no estaban en ella y no tenía planeado comprar. Hiciste muy bien en comprar a Xodó, es muy bonita; sobretodo me gustan los vestidos que traía de fábrica (las muñecas vestían muy bien antes...) Y qué bonita la foto con la adorable Vivi.
    ¡Besos y próspero año nuevo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Hola, Marina!
      Imagino que estas compras no programadas se suceden con casi todos. Todavía no me arrepentí de ninguna compra. Espero que usted tampoco.
      Vivi es una fofa, ya anciana.
      Gracias por los votos de Año Nuevo. Lo mismo para ti.

      Excluir
  3. Has hecho muy bien en comprarla, es muy bonita, los vestidos son preciosos, lo que más me ha gustado han sido sus ojos.
    Feliz año nuevo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Hola, Maribel!
      También me gustó los ojos, tiene un hermoso diseño. Actualmente, el fabricante no tiene ese capricho, mucho menos con la ropa. Es lamentable.
      Feliz año nuevo para ti también.
      Besos.

      Excluir
  4. qué grande es!! del mismo tamaño que tu perrito. a su lado, la nancy parece una enanita. :)
    abrazos, erika!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Hola, Chema!
      Es verdad, Vivi parece mucho mayor, pero es sólo una impresión.
      Ella ya es una anciana, va a hacer 11 años.
      Abrazo y Feliz 2019.

      Excluir
  5. Yo también recuerdo haber tenido una parecida, que andaba y hablaba o cantaba...
    Feliz año, besitos.

    ResponderExcluir