14

EMANUELA WANGARI MAATHAI

Oi! Como vai você ?

Quero te desejar Feliz Ano Novo!! Que 2021 nos traga muita paz, saúde, amor, mais consciência e que nosso precioso planeta se cure de todos os males e agressões que vem sofrendo.

Após essa pausa nas postagens, trago uma boneca que possui personalidade marcante, única. Você vai entender ao longo da postagem, quando conhecer a idealização (pensei em cada detalhe) e a origem do seu nome.

Conheça Emanuela Wangari Maathai, uma Blythe TBL, customizada por Jacqueline Maciel, da Ping Love Doll.


Beleza não lhe falta. Na verdade, ela abusa nesse quesito

Desde 2018 desejava ter uma Blythe negra, que representasse uma mulher guerreira e não uma menininha. Lembrei da ativista Wangari, mas continuei a procurar uma mulher negra do meu estado pernambucano que também fosse uma pessoa de representatividade. Encontrei uma linda, poderosa. 

Emanuela de Paula
Instagram Aqui e Aqui 

Emanuela é uma super modelo brasileira, nascida em Cabo de Santo Agostinho (munícipio onde fica a praia de Porto de Galinhas/PE). A beldade já esteve na lista das mais bem pagas modelos do mundo. Atualmente mora em New York com marido e filhos. É descendente de africanos, holandeses e índios. Tá explicado de onde vem a beleza dessa nordestina.

Minha Emanuela também é uma super modelo

Mas os interesses dessa dollzinha estão mais voltados para a preservação do meio ambiente, por isso seu nome também é Wangari, e seu sobrenome, Maathai.


Wangari Muta Maathai foi uma professora e ativista política do meio-ambiente do Quênia, país onde nasceu. Fundou o Green Belt Movement (tradução livre - Movimento Cinturão Verde), uma organização não governamental ambiental concentrada no plantio de árvores, conservação ambiental e direitos das mulheres.  Foi também a primeira mulher africana a receber o Prêmio Nobel da Paz de 2004, por sua contribuição  para o desenvolvimento sustentável, a democracia e a paz. A história de Wangari e seu legado é grandioso, poderia continuar escrevendo por horas, mas o foco desse post é Emanuela, então, deixarei apenas essa pequena apresentação da ativista e colocarei alguns links referentes a ela, caso queiras saber mais sobre a mesma.

Uma mulher pelo Quênia e pelas árvores (Aqui e Aqui)

 * * * * * *  

Emanuela Wangari é uma Blythe TBL customizada por Jacqueline Maciel (Aqui e Aqui), em 2020. Possui corpo articulado. Seus olhos foram trocados e são da Nat Meneguel (Aqui). Todas as roupas que ela veste nesse post foram feitas pela Jacque a pedido meu. São roupas exclusivas, feitas com tecidos de estampas afro que comprei com o objetivo de acentuar sua personalidade.


Sua belíssima cabeleira é uma peruca feita por Jacqueline, manualmente, utilizando fios orgânicos, ou seja, é feita com uma fibra bio-vegetal, que resulta em uma aparência muito próxima do cabelo natural. Suporta calor de secador, chapinha e tintura. Tem o toque agradável. Apesar de ter um custo maior, é infinitamente mais bonito que os cacheados de fábrica que vem nas dolls


Pedi para Jacque que desenhasse o rosto de Wangari na parte de trás da sua cabeça. Os pull rings (cordinhas que trocam e fecham os olhos da boneca) foram escolhidos por Jacque. Emanuela Wangari é a 242° customização da artista. 


Árvore da vida
Eye chips novos
Carved mouth - Boca esculpida


Objetos de decoração originais africanos 
da casa do meu irmão, que já morou na África


Todas as fotos abaixo foram feitas na Pousada dos Quatro Cantos (Aqui), localizada no Sítio Histórico de Olinda, uma bela cidade do meu estado, declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, pela UNESCO e onde acontece o melhor Carnaval do mundo. Aprecie.
 





Uma coisa é plantar uma árvore, 
outra é fazê-la sobreviver. (W.M.)


O meio ambiente é muito importante para a paz porque, quando 
nossos recursos se tornarem escassos, entraremos em guerra.
(W.M.)
Ó linda situação para se construir uma vila
(Duarte Coelho)




É o povo que tem que salvar o ambiente, 
é o povo que tem que obrigar seus líderes a mudar. (W.M.)

Olinda é assim, linda a cada esquina





Doll stock - Boneca sem customização

Algumas palavras e termos dessa postagem estão em inglês e fazem parte do universo das bonecas customizadas, em especial das Blythes. Você encontra mais sobre isso no Dicionário das Bonequeiras (Aqui).

Espero que tenhas curtido esse post. Se gostou, aproveita e deixa um comentário, compartilha com os amigos. Vamos espalhar coisas boas por aí.


Mais imagens dos lugares citados nesse post

Olinda





Porto de Galinhas




Quênia






Abraço fraterno, em suaíle "Kumbatio la kindugu".

14 comentários:

  1. Amei a História da Emanuela. Muito linda.

    ResponderExcluir
  2. ¡Hola Erika, feliz año nuevo! Esperemos que 2021 sea mucho mejor para todos. Me ha encantado este post, tu nueva Blythe es simplemente increíble, ¡no puede ser más bella ni tener más personalidad! La veo super especial, te felicito por tener esta joya única en tu colección. Y las fotos que has hecho son geniales, ha sido un placer ver la entrada. A propósito, ¿viste el email que te envié sobre la Nancy de comunión?
    ¡Besos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¡Feliz año nuevo para ti también, querido!
      Me avergüenza no haber respondido y agradecido su correo electrónico. ¡Perdóname! Me ayudó mucho y estoy tratando de organizarme para publicar. ¡Muchas gracias!
      Estoy muy feliz de saber que te gustó el post y la muñeca. No te imaginas cómo me gustaría tenerte siempre aquí.
      Beso grande.

      Excluir
  3. Uau, que boneca incrível, com história, nome e sobrenome, única e maravilhosa!! Adorei conhecer melhor sobre a linda Emanuela Wangari! Sou apaixonada por esta boneca e por tudo o que ela significa. Amei a publicação com todos os detalhes, fontes e indicações para pesquisas. Você é demais, amiga!!! 👏🏽👏🏽👏🏽😍😍😍❤️❤️❤️😘😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Juli!
      Preparei com muito carinho, pois ela merece e vcs, leitores também.
      Beijo grande.

      Excluir
  4. Amei, lindas as fotos a homenagem tudo.

    ResponderExcluir
  5. Hola Erika, es muy bonita y su historia muy interesante. Me ha encantado el primer vestido y me ha recordado a una tela que me regalaron hace años, la voy a rescatar para Nancy.
    Besos y Feliz año nuevo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Maramini. ¡Feliz Año Nuevo para usted!
      Me alegro que te haya gustado la publicación. Quiero ver esa tela que tienes.
      Abrazo.

      Excluir
  6. Erika que linda a Emanuela Wangari Maathai e toda a representatividade que você atribuiu a ela. Eu não entendo quase nada do universo Blythe, mas admiro algumas customizações como as que você e sua filha têm. Muito especial sua nova doll. Parabéns pelo post tão explicativo e cheio de referências saudáveis para a humanidade. bjs Marba (fofoletecolecoes.blogspot.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marba!
      Que delícia de comentário, fico tão feliz em ler!!
      Muito obrigada, minha amiga.
      Volte sempre.
      Beijos.

      Excluir
  7. Maravilhoso este post - e a boneca ficou poderosa!

    ResponderExcluir