11

KATI - UMA MOCINHA DOS ANOS 70

Oi! Tudo bem ?

Constantemente me deparo com a falta de informações e registros sobre nossos brinquedos de uma forma em geral. Brasileiro não tem o hábito de catalogar, isso é fato. Mas para piorar a situação, quase tudo vai para o lixo. Caixa, propaganda, catálogo, manual de instruções, ... muitas vezes até nota fiscal.

Para quem é colecionador, de um modo geral e de brinquedos, isso é triste!! Como guardar a história de um brinquedo ?

Fora isso, existem aquelas pessoas que não curtem ou não lembram de compartilhar esses materiais. Guardam pra si, pequenas ou grandes informações, anulando assim a possibilidade de outros expandirem seus conhecimentos.

Ao preparar essa postagem, até certo momento, me senti muito frustada. Gostaria muito de trazer dados substanciais sobre essa belíssima boneca, mas, até certo momento, foi quase impossível. Não encontrava muitas informações  e as que vocês verão aqui é fruto da observação da minha própria boneca e da colaboração valiosíssima de Lana Araújo, uma amiga que fiz no mundo do colecionismo de bonecas e de Jane Scuto, de quem comprei as cópias dos catálogos. Obrigada, gente!! Blog da Lana Aqui! Blog da Jane Aqui!

Comprei minha Kati em 2017, do restaurador Alexandre Signorini.

Pra falar a verdade, não lembrava dessa boneca, apesar dela ter sido da década de 70, ou seja, quando eu era criança. Em uma das minhas visitas diárias  ao Mercado Livre, encontrei essa e comprei. Ela é MARAVILHOSA!!! 






Fabricada pela Brinquedos Estrela, na década de 70 e só em 1980, tem  63cm de altura, cabelos platinados implantados e penteáveis, olhos castanhos de dormir, cabeça e braços de Vi-Vinil, pernas e corpo de plástico inquebrável, articulada. A minha é de 1979 e está quase toda original. É uma boneca simples, sem nenhum mecanismo, só "voz de mamãe", como descrito no catálogo, mas eu chamo de choro rsrs. Existe também Kati de olhos azuis.

Cabelos platinados sedosos e brilhantes.


Todas as minhas bonecas são batizadas e sempre pesquiso o significado e a origem dos nomes antes de batizar todas elas. Maitê é um nome feminino que teria se originado a partir do idioma basco. Este idioma é comum em algumas regiões da Espanha e da França, nomeadamente na Vascônia, e significa "amada", "adorada", "cativante" ou "encantadora".

Unhas pintadas
 Detalhes fofos!!

A Estrela lançou outras bonecas (Carolina, Linda, Noiva, etc) com esse mesmo molde de rosto e algumas delas tem dentinhos pintados. A Kati não tem dentes pintados.

Boneca CAROLINA possui dentes pintados.
Frente da roupinha
Costas da roupinha
Etiqueta Estrela
Fotos da boneca quando ainda 
estava com Alexandre Signorini.


Ano 1976 - olhos azuis e com caixa.
Ano 1976 - olhos azuis.
Ano 1977 - olhos castanhos.
 Kati de Lana Araújo - olhos azuis.
Catálogo de 1975 e 1976
Catálogo de 1976 e 1977
Catálogo de 1977 e 1978
Olha que maravilha de roupinhas!!! 
Catálogo de 1978 e 1979
Catálogo de 1979 e 1980

A Estrela lançou, na década de 80, uma bonequinha de 28cm, chamada KATY. Essa tem olhos pintados, cabeça de Vi-Vinil e corpo de plástico. Mais uma amiga da Susi. Ela é fofinha, mas não se compara com a Kati da década passada.

      

E para finalizar, foto de uma uma parte da minha "Vitrine das Bonecas", que é como chamo o local onde guardo parte da minha coleção. Destaque para as maiores: Amiguinha com 80cm, Kati com 63cm e Beijoca com 58cm.



Com certeza, a Kati é uma boneca digna de estar no acervo de todo colecionador de bonecas antigas. Como diz o catálogo, "Uma boneca de classe".

E o que você achou dela ? Vou gostar de saber sua opinião.😊

E se você possui outras informações sobre ela e quiser compartilhar, vou adorar saber!!

Dona Vovó tem Instagram. Pra seguir é só clicar Aqui!!

Abraço fraterno.

11 comentários:

  1. Ela e realmente muito linda! Obrigada pelas preciosas informações e lindas fotos! Você tem razão, não temos o costume de guardar nossa história, os documentos, as informações. Em geral, no Brasil falta muito o espírito colecionador, a preocupação de preservar lindas memórias. Obrigada pelo esforço que você está fazendo e pelo cuidado nos detalhes e nas informações. Está lindo o seu blog! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Juli, querida, que prazer ler seu comentário, receber seu apoio e palavras tão carinhosas!! Olha, um lado maravilhoso do colecionismo é encontrar pessoas como você. Obrigada! Obrigada! Obrigada! Beijo em seu coração.

    ResponderExcluir
  3. Oi, ficou linda a postagem, fico tão feliz dela ser sua e estar tão bem cuidada! Eu também adoro essa boneca, pena ser difícil encontrar! Amei o blog! Parabéns! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, que prazer ver você aqui!! Ela é maravilhosa e eu que agradeço por você ter colocado ela em minha vida. Eu também amo seu blog!! Abraço grande!!

      Excluir
  4. Parabéns pela postagem, ficou linda! a boneca é muito linda! Eu tenho uma Débora que parece ser o mesmo rosto da Kati, porem estou a dias pesquisando e ainda não encontrei nenhuma Débora na internet, estou tentando restaura-la, estou apenas com a cabeça dela, infelizmente um incêndio na casa de meus pais destruiu o corpo, também tinha uma Dora, mas ainda não encontrei, espero que não tenha sido destruída, sempre guardei minhas bonecas mesmo as quebradas, e agora depois de anos guardadas estou restaurando. Sou professora de arte e me empolguei com um projeto de resgate cultural com meus alunos, e descobri uma paixão adormecida pelas bonecas. Muito obrigada pelas informações. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha ler seu comentário, professora!! Somos colegas.
      Olha, acabei de comprar uma Débora e ela não aparece nos catálogos da Estrela. Quando ela chegar, vou fazer um post sobre ela e colocar detalhes que não estão registrados por aí. A Dora aparece em catálogos. Lamento muito por você ter perdido um pouco da suas bonecas, mas felizmente você conseguirá restaurar. Obrigada por sua visita. Volte sempre!!

      Excluir
  5. Olá! A Kati da última foto - de olhos azuis - é minha. Eu fiz esta foto em 07/03/2009 e publiquei no Flickr. A boneca está comigo até hoje.

    ResponderExcluir
  6. a minha Katy foi adquirida na década de 90, eu tenho certeza que não foi na década de noventa (a de tamanho menor das tuas fotos)

    ResponderExcluir
  7. Merci beaucoup pour ce partage ! j'aimerai beaucoup en avoir une.

    ResponderExcluir